19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
24/03/2020

Cerca de 6 mil brasileiros no exterior não conseguem voltar para o Brasil

Foto: Reprodução

Área econômica poderá liberar R$ 12 milhões para o fretamento de aviões

Cerca de 6 mil brasileiros estão no exterior, impedidos de retornar ao Brasil, devido a medidas de controle tomadas pelos governos para conter a propagação do coronavírus.

 

Grande parte dessas pessoas já passa por dificuldades financeiras para comer e se hospedar e tentam, em vão, voltar para casa em voos de carreira. Entre os países onde há maior preocupação são Peru, Portugal, Equador e México.

 

Diante das dificuldades nas negociações com as companhias aéreas e da impossibilidade de serem fornecidos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) no momento, o Itamaraty solicitou ao Ministério da Economia R$ 12 milhões para a contratação de voos charters.

 

Veja também

 

Brasil fecha fronteira para estrangeiros vindos do Uruguai

 

INSS pagará os primeiros 15 dias de licença médica por coronavírus. VEJA QUEM TEM DIREITO AO BENEFÍCIO

 

Segundo uma fonte do governo, a expectativa é que esse dinheiro seja liberado nas próximas horas.

 

Estima-se que cerca de 1.500 cidadãos brasileiros retornaram ao Brasil neste fim de semana, provenientes do Marrocos, de Portugal e do Peru. Porém, não há perspectiva de uma solução sem a liberação dos recursos em um cenário de forte ajuste fiscal.

 

A grande maioria que está no México se concentra em Cancún, onde passava férias. No Peru, a maior parte está em Cusco. É o caso do policial civil Marco Evangelista, que levou a esposa e o filho de 11 anos para conhecer as ruínas de Machu Picchu, o que não aconteceu. Junto com ele, há em torno de 190 brasileiros impedidos de voltar ao país.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

- Estamos presos aqui há mais de uma semana, com o fechamento das fronteiras. Já preenchemos vários formulários e o que temos são desinformações e desencontros. Meu filho está sofrendo com a altitude, pois tem retração de tímpano. Aqui há pessoas sem dinheiro, dormindo de favor na casa de pessoas generosas, sem terem o que comer. Há pessoas com doenças graves. Chegamos ao limite - afirmou Evangelista. 

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.