28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/10/2020

Ciclo menstrual irregular é associado à vida mais curta, diz estudo

Foto: Pixabay

Mais de 79 mil mulheres foram acompanhadas durante 24 anos; ciclos mais longos também foram associados a um aumento de morte antes dos 70 anos

Ciclos menstruais irregulares e longos na adolescência e idade adulta estão associados a um maior risco de morte com menos de 70 anos, sendo essa relação um pouco maior entre fumantes. Essa é a conclusão de um estudo de pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, publicado no BMJ (The British Medical Journal).

 

Foram analisadas 79.505 mulheres na pré-menopausa sem histórico de doença cardiovascular, câncer ou diabetes que relataram a regularidade e a duração de seus ciclos menstruais entre as idades de 14 e 17 anos, 18 e 22 anos e 29 e 46 anos. Durante 24 anos de acompanhamento, foram documentadas 1.975 mortes prematuras (antes dos 70 anos), incluindo 894 de câncer e 172 de doenças cardiovasculares.

 

Veja também


Mulher invade trabalho do namorado vestida de noiva junto com pastor e madrinha

 

Conheça a história do homem que tem 150 filhos e quer engravidar mais 10 mulheres este ano

 

Mulheres que relataram ter ciclos menstruais irregulares com frequência apresentaram taxa de mortalidade mais alta do que aquelas que afirmaram ter ciclo regulares nas mesmas faixas etárias.

 

Mulheres que disseram ter ciclo normal de 40 dias ou mais nas idades de 18-22 anos e 29-46 anos apresentaram maior probabilidade de morrer prematuramente do que aquelas que relataram uma duração de ciclo normal de 26-31 dias nas mesmas faixas etárias.


Essas relações foram mais fortes para mortes relacionadas a doenças cardiovasculares.

 

Os ciclos menstruais regulares refletem o funcionamento normal do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, um sinal vital da saúde geral da mulher. Ciclos menstruais irregulares e longos, muitas vezes atribuídos a uma alteração funcional do eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, são, entretanto, comuns em mulheres em idade reprodutiva, segundo relatado no estudo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os pesquisadores afirmam que eles foram associados a um maior risco de doenças não transmissíveis, incluindo câncer de ovário, doença cardíaca coronária, diabetes tipo 2 e problemas de saúde mental, por meio de mecanismos provavelmente relacionados a um ambiente hormonal alterado, inflamação crônica e distúrbios metabólicos.

 

As evidências que associam ciclos menstruais irregulares ou longos com mortalidade são, no entanto, limitadas, o que teria motivado o estudo. 

 

IG

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.