29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
08/07/2020

Cientistas americanos planejam 'caçar' alienígenas

Foto: Reprodução Internet

Ilustração de Adam Frank de alienígenas baseada na Ilha de Páscoa.

Ao longo dos próximos três anos, uma equipe de cientistas vai dar o pontapé inicial num projeto ousado. Financiados pela agência espacial americana, a Nasa, pesquisadores de diferentes universidades dos Estados Unidos desenvolverão uma espécie de guia para encontrar indícios de civilizações extraterrestres em outros planetas.

 

O projeto representa uma pequena revolução na busca por vida extraterrestre inteligente (SETI, na sigla em inglês) e é o primeiro do tipo a receber apoio financeiro da agência em três décadas.

 

Veja também


Nasa vai financiar projeto para buscar por inteligência extraterrestre

 

Como é o Dimorphos, o asteroide que a Nasa tentará desviar em sua primeira missão de defesa planetária

 

Em entrevista à BBC News Brasil, o físico e astrônomo que lidera a pesquisa, Adam Frank, da Universidade de Rochester, contou que o trabalho vai se basear no conceito de “tecnoassinaturas”, ou seja, na busca de indícios de uso de tecnologia por civilizações extraterrestres.


A ideia é não depender de sinais enviados pelos alienígenas. O projeto pretende estabelecer a forma como determinadas tecnologias que conhecemos, também potencialmente usadas por raças alienígenas inteligentes, poderiam ser detectadas visualmente por meio de telescópios.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O astrônomo se refere à confirmação oficial da existência de planetas orbitando outras estrelas de nossa galáxia, ocorrida em 1995. Desde então, já se sabe que existem mais de 4 mil exoplanetas, como eles são conhecidos, alguns deles dentro de regiões consideradas propícias à vida.

 

“A dúvida sobre a existência de planetas orbitando estrelas remonta aos gregos, há 2,5 mil anos, e só foi respondida há 25 anos. Após acharmos os primeiros, percebemos que a galáxia estava repleta deles. Quando você tem planetas, tem também um lugar para onde olhar na busca por civilizações extraterrestres”, diz. 

 

Tribuna Online

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.