23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
20/03/2021

Cientistas descobrem o tamanho do núcleo de Marte

Foto: Divulgação

Em solo marciano desde 2018, a InSight analisa as ondas sísmicas do planeta vermelho.

Marte acaba de entrar para um grupo bem seleto do sistema solar. Depois da Terra, ele é o segundo planeta a ter seu núcleo medido e estudado por cientistas graças à espaçonave InSight da NASA.

 

Na superfície marciana desde 2018, a sonda investigou as profundezas ao analisar as ondas sísmicas emitidas pelo planeta vermelho. Dessa maneira, ela foi capaz de obter medições reais sobre o astro.

 

A medição sugere que o raio do núcleo marciano é de 1.810 a 1.860 quilômetros – cerca da metade do tamanho do núcleo da Terra. Isso significa que ele é maior que as estimativas anteriores, mas menos denso do que o previsto.

 

Veja também

 

Considerado ‘potencialmente perigoso’, asteroide passará próximo à Terra este mês. VEJA

 

Parceria com a Rússia levará nanossatélite brasileiro à órbita neste sábado

 

Além do ferro e do enxofre que constituem grande parte da sua composição, o núcleo de Marte deve conter elementos mais leves, como o oxigênio. Essa última informação ainda será analisada pelos pesquisadores.

 

Em solo marciano desde 2018, a InSight analisa as ondas sísmicas do planeta vermelho.

 

Planetas rochosos como a Terra e Marte são divididos em três camadas fundamentais: núcleo, manto e crosta. Então, saber o tamanho de cada uma dessas camadas é crucial para entender como o astro se formou e evoluiu.

 

Assim, o próximo passo dos pesquisadores será determinar como o núcleo denso e rico em metal se separou do manto rochoso à medida que o planeta esfriou. Provavelmente, o núcleo ainda está derretido do nascimento de Marte a cerca de 4,5 bilhões de anos.

 

Estrutura interna de Marte: núcleo, manto, crosta e atmosfera.

Fotos: Reprodução

 

Dificuldades da Missão InSight


As recentes descobertas são um alívio para a NASA, isso porque a sonda está tendo dificuldade para atuar em Marte devido ao acúmulo de poeira nos painéis solares. Além disso, o planeta está em um estágio da sua órbita em que fica mais distante do Sol.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  

 

“Isso nos fará reduzir o uso dos instrumentos nos próximos meses”, explica Mark Panning, um dos cientistas do projeto InSight, à Nature. Contudo, os pesquisadores ainda possuem um vasto material para ser analisado.

 

Fonte: Tecmundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.