16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
28/09/2020

Cientistas italianos encontram lagos de água salgada em Marte. VEJA FOTOS

Foto: Reprodução

Rede de lagos com água salgada foi identificado no polo sul do planeta

Um grupo de pesquisadores italianos descobriu uma rede de lagos de água salgada sob as geleiras localizadas no polo sul de Marte e a descoberta pode ajudar a reescrever a história do clima do planeta vermelho, ajudando a entender a eventual existência de formas de vida.

 

Ao redor de um lago descoberto em 2018, os estudiosos localizaram outros três, descritos nesta segunda-feira (28) na revista "Nature Astronomy" pela mesma equipe que fez o achado há dois anos. Eles usaram o radar Marsis, da Agência Espacial Italiana (ASI), que faz parte da missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA).

 

O estudo foi coordenado pelos pesquisadores da Universidade Roma Tre, Elena Pettinelli e Sebastian Emanuel Lauro, e pelo professor Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf).

 

Veja também

 

Foi descoberto pela primeira vez um planeta orbitando uma estrela morta

 

Keith Sapsford: O garoto que caiu do céu

Evidências da presença de água líquida em Marte são descobertas por  pesquisadores com uso de radar | Ciência e Saúde | G1

 

"Em relação a 2018, nós ampliamos muito a área de estudo e utilizamos métodos diferentes de análises. Agora, os dados indicam que existe um sistema hídrico mais amplo ", explicou Petinelli à ANSA . Há dois anos, os especialistas analisaram uma área de 20 quilômetros quadrados e agora foi detalhado um espaço de 250km por 300km.

 

"O fato de encontrarmos estruturas hidrológicas complexas nos sugere que devem existir outras", pontua a pesquisadora.

 

Cientistas italianos descobrem lago de água líquida e salgada em Marte |  Exame

 

Para Enrico Flamini, presidente da Escola Internacional de Pesquisas para as Ciências Planetárias (IRSPS), da Universidade de Chieti-Pescara e entre os autores da missão de 2018, a descoberta daquele ano "foi só a primeira prova de um sistema muito mais amplo de corpos hídricos líquidos no subsolo marciano ". "É exatamente o que estava esperando: um verdadeiro grande resultado", comemorou Flamini.

 

O responsável científico do radar Marsis, Roberto Orosei, também revelou sua empolgação com a descoberta porque ela "mostra um inteiro sistema de lagos, o que implica que o seu processo de formação tenha sido relativamente simples e comum".

 

"E esses lagos devem ter existido em grande parte da história de Marte. Por isso, poderiam conservar ainda hoje traços de eventuais formas de vida que puderam evoluir quando Marte tinha uma atmosfera densa, um clima mais ameno e a presença de água líquida na superfície, similar à Terra nos primórdios ", destaca Orosei.

 

Veja a imagem de mais alta resolução já capturada de Marte – Realidade  Simulada

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Curiosity captura imagem panorâmica de um “vale” inteiro em Marte; confira  - TecMundo

Seres Humanos sempre podem viver em MarteExtraterrestres

Fotos: Reprodução

 

Também participaram da descoberta pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (CNR) e estudiosos italianos que trabalham na Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, e da Universidade Jacobs, da Alemanha.  

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.