16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
27/07/2021

Com Ciro Nogueira ministro, Bolsonaro confirma realinhamento político

Foto: Divulgação

Ciro Nogueira na Casa Civil: partilha real de poder com o Centrão.

Com a confirmação na manhã desta terça do senador Ciro Nogueira na Casa Civil, o presidente Bolsonaro confirma o movimento que o levou a aderir às legendas de centro-direita, hoje hegemônicas no Congresso. A inflexão de Bolsonaro, que ainda no PSL se elegeu com forte discurso de rejeição a estes partidos, busca estabilizar seu mandato, na segunda metade do governo e na contagem regressiva para as eleições de 2022.

 

A escolha reconfigura o próprio cargo, cuja função principal nunca foi a de articulação política. Por isso, a confirmação de Ciro Nogueira para a missão ganha aspecto de partilha real de poder. Bolsonaro sinaliza disposição de partilhar parte significativa de seu governo com o grupo desprezado em 2019.

 

 

A figura do homem político reformador dos costumes e práticas políticas, apresentado no momento eleitoral conturbado, de forte polarização, vai encolhendo em favor do presidente que busca governabilidade para concluir seu mandato em condições competitivas. A expectativa nesta escolha é de Ciro Nogueira complete o tripé, sustentado no outro extremo pelo suporte militar.

 

Veja também

 

Fora da agenda oficial, Bolsonaro se reúne com deputada alemã de extrema direita

 

Ciro Nogueira chega ao Planalto para discutir com Bolsonaro posse como ministro da Casa Civil

 

O senador piauiense preside uma das principais legendas do bloco denominado Centrão, o PP, e é visto como político moderado, com forte poder articulação e trânsito nos demais partidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A ascensão do pepista ao núcleo central do governo turbina o poder da função de ministro da Casa Civil – usualmente uma espécie de “gerente geral” do Executivo, com o controle de vários setores sensíveis da gestão, como, por exemplo, a checagem prévia das nomeações.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.