20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
20/09/2021

Começa o julgamento onde o STJ analisa se aceita processo contra governador Wilson Lima. ACOMPANHE AO VIVO

Foto: Divulgação

‘Nesta segunda-feira, 20 de setembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR), pelo desvio de recursos federais para o enfrentamento da Covid-19, no Estado, desde 2020. Deputados estaduais, membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) repercutiram o assunto.

 

 O julgamento que já tinha sido adiado duas vezes, nos dias 2 e 30 de junho, foi marcado para o dia de hoje, 20/09, após o ministro do STJ e relator do processo, Francisco Falcão pedir a convocação da sessão especial sob a justificativa da multiplicidade de denunciados e novas provas apresentadas.

 

Além do chefe do executivo estadual, o vice-governador Carlos Almeida (PSDB) e mais 16 pessoas também foram denunciadas pela PGR, na ação que aponta prática de peculato, organização criminosa, dispensa e fraude de licitação durante a pandemia.

 

Veja também

 

Associação fortalece pesca no Baixo Solimões com execução de emenda parlamentar de Álvaro Campelo

 

Governador Wilson Lima dá início à nova frente de obras da modernização da AM-010, em Rio Preto da Eva

 

Denúncias

 

Na denúncia, autuada como Ação Penal 993, o Ministério Público Federal pede a condenação do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, por supostamente participar de irregularidades na compra de respiradores para o tratamento de pacientes com coronavírus.


No mês de junho, o ministro Francisco Falcão apontou ação direta do governador do Estado para fraudar o processo de contratação da Fundação Nilton Lins, como hospital de campanha na primeira e segunda onda da doença, em Manaus.


Segundo a investigação, a licitação foi dispensada e o contrato foi direcionado para que o hospital, escolhido pessoalmente por Wilson Lima, assumisse um negócio de R$ 2,6 milhões. As fraudes em favor da unidade, no entanto, teriam sido ainda maiores, pois as investigações apontaram irregularidades do mesmo tipo em períodos anteriores.


Se a denúncia for aceita, o governador, o vice e as outras 16 pessoas se tornam réus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

 

ACOMPANHE AO VIVO:

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.