28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
09/08/2021

Como escolher as melhores frutas e legumes no supermercado

Foto: Reprodução

Por isso, preparamos este guia explicando como escolher esses alimentos e aproveitar todos os benefícios à saúde do corpo humano que eles oferecem.

Você sabe dizer quando o abacaxi está maduro e no ponto ideal para ser consumido? E o mamão, pêssego e outras frutas? E o que dizer dos legumes, como berinjela, cenoura e abobrinha?

 

Para poderem oferecer todos os nutrientes para o organismo, frutas e legumes devem ser selecionados cuidadosamente. Por isso, preparamos este guia explicando como escolher esses alimentos e aproveitar todos os benefícios à saúde do corpo humano que eles oferecem.

 

Veja também

 

Confira os 9 benefícios da berinjela para a saúde

 

Veja sete dicas de como cuidar da saúde

 

 

1. Abacaxi

 

Quando está maduro, a folhas do abacaxi se soltam facilmente. (Fonte: Pixabay)
Quando está maduro, as folhas do abacaxi se soltam facilmente.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Fruta que auxilia no processo de digestão, o abacaxi gera muitas dúvidas entre os consumidores sobre quando é a hora certa de comer. Porém, é fácil descobrir se o alimento está maduro. Se as folhas da coroa se desprenderem com bastante facilidade, a fruta está no ponto para ser cortada. Outra dica é observar os contornos alaranjados que também indicam que o abacaxi está maduro.

 

2. Pêssego, mamão e manga

 

Mamão, pêssego e manga exalam um cheio doce quando estão maduros. (Fonte: Pixabay)

Mamão, pêssego e manga exalam um cheio doce quando estão maduros.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Essas três frutas podem ser agrupadas por apresentarem as mesmas características quando estão maduras. A casca fica bem macia e com tons alaranjados, além de exalarem um cheiro bem doce. Contudo, se o odor estiver muito forte isso significa que elas já estão passadas ou mofadas. Caso estejam verdes, elas podem ser deixadas em temperatura ambiente para acelerar o amadurecimento — preferencialmente perto de uma banana bem madura.

 

3. Laranja, limão e tangerina

 

Quando estão mais pesados, isso indica que as frutas cítricas estão boas para usar. (Fonte: Pixabay)

Quando estão mais pesados, isso indica que as frutas cítricas estão

boas para consumo. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Quando estão no ponto certo, essas frutas cítricas geralmente ficam com a casca bem fina e lisa, como se estivessem esticando. Além disso, outra dica é tentar sentir o peso e escolher aquelas que forem mais gordinhas.Isso indica que elas estão bem hidratadas e com bastante suco, ideal para aqueles que planejam fazer uma bebida refrescante com as frutas.

 

4. Tomate

 

Tomates vermelhos e com o talo são os mais indicados. (Fonte: Pixabay)

Tomates vermelhos e com o talo são os mais indicados.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Cientificamente conhecido como fruto, mas popularmente chamado de hortaliça ou legume, o tomate é outro que pode gerar confusão na hora da escolha. Alguns preferem os mais verdinhos, mas os que estão com uma cor vermelha bem viva são os melhores para a alimentação e têm mais nutrientes. Se possível, dê preferência para os tomates com talo, pois essa estrutura protege o fruto de contaminação.

 

5. Batata em geral

 

Entre os diversos tipos de batatas, aquelas com casca lisa e macia são as mais indicadas. (Fonte: Pixabay)

Entre os diversos tipos de batatas, aquelas com casca lisa e macia

são as mais indicadas. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Ao falarmos de batata, podemos estar nos referindo a uma grande variedade de tipos, como a tradicional inglesa, a doce, a asterix ou até a mandioquinha. Porém, no ponto certo para comer, todas elas têm cascas macias, embora pareçam rígidas. Essa característica agiliza o cozimento e facilita a retirada da casca. Evite as batatas verdes ou com brotos nascendo.

 

6. Abobrinha e berinjela

 

Abobrinha e berinjela devem ser legumes leves e com casca lisa. (Fonte: Pixabay)


Abobrinha e berinjela devem ser legumes leves e com casca lisa.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Ao contrário das frutas cítricas, a abobrinha e berinjela são legumes que não podem estar tão pesados, isso indica que eles já estão passados. Quando estão no ponto certo, suas cascas são lisas e delicadas, sem machucados ou marcas evidentes. No caso da berinjela, o legume deve ser brilhante e preservar a coroa na parte superior.

 

7. Pepino, cenoura e quiabo

 

Cenoura e pepino precisam ter casca uniforme e bem firme. (Fonte: Pixabay)

Cenoura e pepino precisam ter casca uniforme e bem firme.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

 

Quando estão no ponto certo, esses legumes devem estar uniformes e com cascas bem firmes. No caso do pepino, os menores e mais finos são os mais indicados. Já a cenoura e o quiabo, se estiverem muito crescidos, pode indicar que estão endurecidos, o que dificulta o preparo para as receitas. Para testar, tente quebrar a pontinha ou entortá-los levemente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

E você, já conhecia todos esses “macetes” para escolher as melhores frutas e legumes na hora das compras? Conhece alguma outra dica para compartilhar com a gente?


Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.