20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
27/02/2020

Como voltar à rotina e recuperar o ânimo no pós-carnaval?

Foto: Reprodução

Como voltar à rotina e recuperar o ânimo no pós-carnaval?

Especialista fala como voltar a dieta, dá dicas de hidratação, recomenda o descanso e diz como manter um estilo de vida saudável sem estresse.

 

É normal sentir certo desânimo no pós-carnaval. Durante os dias de folia, parece que tudo é permitido, mas depois desse período é hora de começar a correr atrás do “prejuízo” e existem algumas dicas para adotar para ter um estilo de vida mais saudável - ou voltar aos bons hábitos.

 

A endocrinologista e metabologista Tassiane Alvarenga explica que “dieta” vem de “díaita”, uma palavra grega que significa “modo ou método de viver, governar”.

 

Veja também

 

Meditação Guiada: o que é, como fazer e benefícios para à saúde

 

Vinagre no suco é aposta para acelerar metabolismo e até emagrecer. VEJA RECEITA

 

Isso indica que a dieta não deve ser apenas um projeto para o carnaval, mas, sim, algo para a vida. Com o auxilio de um profissional, é possível encontrar uma forma de se alimentar bem sem fazer loucuras e isso é fundamental para encarar o pós-carnaval sem sofrer.

 

Para a especialista, são tantas as dietas e informações divulgadas sobre o assunto que as pessoas ficam perdidas e com receio de “errar” hora de comer, e depois de viver dias de tanta liberdade e animação é difícil querer voltar à rotina. Após o carnaval, pode surgir uma auto cobrança, mas para se manter saudável basta fazer pequenas mudanças no dia a dia.

 

Tassiana lista algumas dicas de bons hábitos que vão evitar que você se estresse ao tentar ter um estilo de vida saudável:

 

- Reduza alimentos que aumentem a ansiedade como o açúcar refinado e a cafeína;


- Forneça ao corpo alimentos bons, que te dão energia ao longo do dia, como frutas de baixo índice glicêmico, ou seja, que não sobem muito a glicose, como: maçã, pera, ameixa, morango. Consuma também carboidratos integrais, peixes e castanhas;

 

- Coma devagar, prestando atenção, com inteligência e critério;

 

- Metade do seu prato deve ser de legumes, verduras e salada;

 

- Utilize pratos menores;

 

- Tire das embalagens a porção que você vai comer, não coma direto do bote/pacote;

 

- Não deixe tentações à vista.

 

No seu pós-carnaval, a principal dica da endocrinologista é começar o dia com um suco verde para receber vitaminas e ter mais energia logo pela manhã.

 

Alimentação para o pós-carnaval

 

 

A nutróloga Ana Luisa Vilela diz que é preciso de um pouco de disciplina para poder voltar aos bons hábitos no pós-carnaval. “Quanto mais aumentar o consumo de carnes brancas, legumes, verduras e frutas mais fácil fica retomar a rotina. Para voltar a acelerar o metabolismo, é preciso ir aos poucos, com um pouquinho a mais de atividade física por dia – isso vai ajudar a retomar os treinos”, explica.

 

As folhas verdes, os alimentos crus e as fibras ajudam a fornecer energia para ter mais pique. Para começar o dia, a indicação de Ana Luisa é tomar no café da manhã um suco de maçã, limão, gengibre e maracujá, pois são todos alimentos termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo.

 

No almoço, a indicação é associar pratos quentes com frios. “Mussarela de búfala pode ajudar a deixar a salada mais gostosa. Vale até lasanha de abobrinha ou de berinjela. Ao comer frango, deixe sempre a pele de lado. Se esfriar, uma sopa de abóbora ou de alho poró são boas opções”, comenta Ana Luisa.

 

Benefícios de uma boa hidratação

 

 

Outra indicação é focar na hidratação, seja com água ou com água aromatizada. “O corpo humano é composto de aproximadamente 70% de líquido, por isso, é importante sempre repor líquidos que você perde. Além de ajudar a hidratar, a água tem a função de enviar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de alguns órgãos como rim, intestino, coração e pulmões”, afirma Tassiane.

 

Ela também comenta que quem bebe a quantidade recomendada de água por dia garante o bom funcionamento dos rins e reduz em até 60% a probabilidade de desenvolver doenças ou insuficiência renal. “Para ter uma boa hidratação, não espere para beber água só quando sente sede, você deve beber o dia todo para atingir cota necessária.”

 

Para saber quanto de água beber, faça o cálculo. A endocrinologista explica que você deve multiplicar 35ml de água pelo seu peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 60kg deve tomar 2,1 litros de água (7-8 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia).

 

Caso faça atividade física intensa, é importante se manter hidratado durante e após a prática do exercício, ou seja, isso vai aumentar a quantidade do volume total diário de água que você tem que beber.

 

Se você não bebe muito líquido, saiba que uma boa hidratação garante:

 

- Melhora da pele e do metabolismo;

 

- Reduz fome diária;

 

- Melhora o cansaço e sonolência ao longo do dia;

 

- Melhora funcionamento do intestino;

 

- Reduz frequência de cefaleia (dor de cabeça);

 

- Reduz inchaço e retenção de líquido.

 

Caso não seja muito fã de água, você pode usar frutas como limão e laranja para aromatizá-la. Outra opção para se hidratar é optar por chás que possuam na composição chá verde. Evite refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas.

 

Importância do sono

 

Fotos: Reprodução

 

Além de se manter hidratada e evitar alimentos industrializados e açúcar, Tassiana diz que é importante investir no sono. “Estudos mostram que dormir mal aumenta o hormônio da fome, a grelina, e reduz o hormônio da saciedade, a leptina. Se estiver cansada para malhar, não se cobre tanto, descanse um pouco mais.”

 

Depois que estiver renovada e recuperada do pós-carnaval , volte a praticar atividade física ou inicie uma e tente não consumir bebida alcoólica por pelo menos uma semana.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“Momentos de felicidade como o carnaval nos fazem bem, mas depois é hora de começar um projeto de uma vida com equilíbrio e saúde, sem deixar de lado os momentos de diversão e as lindas memórias e lembranças”, conclui a endocrinologista.

 

IG

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.