20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
30/05/2020

Confira 6 erros que quase todo mundo comete no frio que podem fazer bem mal para a pele

Foto: shutterstock

O frio pode ser um grande vilão da pele

 Com as temperaturas mais baixas e o clima mais seco, o outono e o inverno podem ser grandes vilões da pele . Segundo o dermatologista Franklin Veríssimo, a razão para isso é a baixa transpiração do corpo, principalmente quando associada à baixa umidade do ar.
frio

 

"A combinação pode levar a ressecamento excessivo da pele, aumento da sensibilidade e diminuição da sua capacidade de regeneração e da efetividade da sua função de barreira, inclusive tornando a pele mais vulnerável a ação de agentes externos, como a poluição", afirma Veríssimo.

 

Para complicar, muita gente mantém alguns hábitos que podem prejudicar ainda mais a pele no frio . Especialistas listam para o Delas os principais erros que as pessoas comete nesse momento e também ensinam como cuidar melhor do corpo.

 

Veja também


Consumo de alface pode ser aliado em momentos de ansiedade


Dossiê vitamina D: carência, suplementação e benefícios. CONFIRA

 

1. Esquecer da hidratação

 

hidratação

shutterstock

 

Por causa do frio, muitas pessoas deixam de se hidratar adequadamente. Veríssimo aponta que tanto beber água quanto utilizar produtos hidratantes são atitudes extremamente necessárias e é a melhor maneira de diminuir os danos causados pelo frio.

 

2. Banho quente é bom, mas faz mal


banho

Reprodução / Shutterstock

 

Apesar do banho quente ser um alívio aos dias frios, em temperaturas muito altas a pele começa a perder textura e pode até ressecar mais. Segundo a dermatologista Laís Leonor, "a pele perde a camada manto-lipídica, uma estrutura responsável por proporcionar a textura suave e macia da pele. Além disso, estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, aumentando quadro de dermatite seborreica tanto na pele quanto nos cabelos".

 

Por isso, o recomendado é tomar banhos mornos para que a pele hidrate corretamente e não sofra tanto. Laís também faz um alerta para quem já tem maior predisposição para doenças de pele. "A água quente promove a vasodilatação, ocasionando urticárias e coceiras, podendo surgir problemas como a dermatite atópica, psoríase e sensibilidade da pele em geral", afirma.

 

3. Alimentação cheia de guloseimas e carboidratos


hambúrguer

shutterstock

 

Com a chegada do clima mais frio, as pessoas tendem a consumir alimentos mais gordurosos e com alto índice glicêmico. Segundo a dermatologista Paola Pomerantzeff, alimentos com alto índice glicêmico levam ao processo conhecido como glicação. "Nesse processo as fibras de colágeno sofrem alterações maléficas. O resultado é uma pele mais flácida e enrugada", aponta Paola.

 

Especialistas indicam ingerir legumes, hortaliças e frutas, fontes de vitaminas e minerais e que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.

 

4. Esquecer do protetor solar


creme

shutterstock

 

Apesar do frio, os raios ultravioleta são os mesmos. Até em dias nublados o sol pode afetar a saúde da pele, por isso, Paola indica utilizar o protetor solar todos os dias.

 

"O fotoenvelhecimento causa flacidez e pode ocasionar câncer de pele a longo prazo. Mesmo no inverno dentro de casa, o uso do protetor solar diariamente é fundamental. A radiação ultravioleta atravessa vidros e tecidos finos (cortinas) e pode atingir a pele da mesma forma", afirma Paola.

 

5. Esquecer de mãos e pés


mãos

Pexels

 

 

A preguiça pode fazer você esquecer de partes vitais na hora de hidratar a pele, como é o caso das mãos e pés. Segundo Paola, é necessário utilizar produtos específicos para reduzir danos de ressecamento.

 

Além das mãos e pés, ela aponta que a pele do pescoço e colo também devem ter cuidados. "Para hidratar a região, utilize o mesmo produto do rosto e o mesmo protetor solar", afirma Paola.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Uma dica para a hidratação dos pés é passar o produto e cobrir os pés imediatamente depois da aplicação do hidratante, com plástico filme para aumentar o poder de hidratação .

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.