18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
27/05/2020

Confira 8 erros que podem causar queda, quebra e acabar com o seu cabelo

Foto: Reprodução

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, tem muita gente cometendo erros que podem até parecer bobos.

Basta uma busca rápida pela internet para encontrar inúmeras receitas caseiras e dicas para cuidar dos cabelos.

 

Mas será que você está fazendo certo? Além de investir naquela hidratação , está se lembrando de lavar os cabelos com a frequência certa?

 

Ou nessa quarentena já se deixou levar e dormiu com os fios molhados? As informações são do IG.

 

Veja também

 

A acne voltou na quarentena? Especialistas dão dicas para se livrar do problema

 

Corrimento vaginal: o que é, características, cores, causas e prevenção

 

Cuidados

 

Cuidados

 

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, tem muita gente cometendo erros que podem até parecer bobos, mas que resultam em fios quebradiços, quedas e outros problemas capilares, e um deles é a baixa frequência nas lavagens do cabelo.

 

"O cabelo é um dos nossos marcadores de saúde, mantê -los saudáveis é primordial. E uma ação super importante é mantê-los limpos. Lembrando que couro cabeludo é pele e retém sujidade e quando desequilibrado pode gerar disfunções na saúde e futuras quedas", alerta a tricologista.

 

A frequência de lavagens depende do tipo de cabelo, de a pessoa faz atividade física ou não e outros fatores. Também vale escolher bem os produtos que vai usar nas lavagens. Já falamos sobre isso por aqui - veja dicas de como não errar ao lavar os cabelos .

 

Na dúvida, não deixe de lavar. "Um conselho que sempre dou é higienizar mais neste período pois ele [o cabelo] também é um condutor de contaminação ", comenta Viviane.

 

Também não substitua lavagens por shampoo a seco. "A lavagem é o melhor para remover sujidade e oleosidade", afirma a tricologista.

 

Lavar os cabelos com água quente

 

Lavar os cabelos com água quente

 

Não basta se atentar a frequência das lavagens, é preciso cuidado na hora do banho também. "Quando a água é muito quente, as glândulas sebáceas são estimuladas a produzir ainda mais oleosidade e seborria. Isso também influencia na queda dos cabelos", alerta a tricologista.

 

Alimentação pobre em nutrientes

 

Alimentação pobre em nutrientes

 

A tricologista aponta que os níveis de nutrientes devem estar altos para chegarem aos cabelos. "A maior parte dos cabelos é feita de proteínas, portanto, uma alimentação rica em proteínas, além de evitar gorduras e açúcares é super importante para saúde capilar", indica Viviane.

 

Usar cosméticos que não são ideais para seu tipo de cabelo

 

 Usar cosméticos que não são ideais para seu tipo de cabelo

 

Viviane afirma que isto pode prejudicar a saúde capilar, já que pode não remover a sujeira, oleosidade ou até mesmo não entregar nenhum resultado ou propriedade que seu cabelo precise, influenciando a saúde capilar.

 

Muito secador ou chapinha

 

Muito secador ou chapinha

 

Dormir de cabelo molhado ou de prendê-lo úmido

 

Dormir de cabelo molhado? Nem pensar! |

 

Há momentos que o secador é bem-vindo, como para as mulheres que lavam os cabelos à noite. "Dormir com o cabelo molhado ou úmido aumenta o risco de fungos e as bactérias se proliferarem", diz a especialista. Seque os fios antes de deitar.

 

E prender os cabelos úmidos ou molhados também trazem os mesmos riscos, além de favorecer a queda dos cabelos. "Manter os cabelos presos gera uma tensão aumentada, tracionando esses cabelos que já estão caindo", afirma Viviane.

 

Tintura sem atenção

 

Tintura sem atenção

 

Muitas pessoas fazem a coloração em casa, mas não deixe de preparar o cabelo antes de fazer qualquer procedimento químico.

 

"Fazer uma reconstrução é uma boa pedida, pois o cabelo poderá estar fragilizado, o que favorece ainda mais chances de quebra e após o procedimento é aconselhável hidratar para devolver brilho e maciez", indica Viviane.

 

Ela também alerta para não deixar resíduos de química nos cabelos. "O acúmulo de produtos podem gerar descamações e coceiras, o que pode aumentar a queda", aponta a tricologista.


Ter dias e noites estressantes

 

Ter dias e noites estressantes

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.
 

A tricologista reafirma que cuidados durante o sono e exercícios auxiliam na saúde capilar. "Tente se desligar um pouco de notícias tristes o tempo todo, principalmente um pouco antes de dormir. Produzir uma qualidade de sono e se exercitar mesmo em casa já ajuda na oxigenação, nutrição e desestresse. O que ajuda e muito na sua saúde capilar", afirma Viviane.

 

Meio Norte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.