19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
02/09/2019

Confira alimentos podem ter papel de herói ou vilão da saúde: saiba o que comer

Foto: Divulgação

Alimentar-se bem ou mal é uma questão de hábito.

 “Você é aquilo que você come”. Essa é uma frase corriqueira nas conversas quando o assunto é alimentação e saúde.

 

Uma dieta bem equilibrada e saudável é realmente capaz de fortalecer o corpo e deixá-lo preparado para combater doenças. Em contrapartida, a má alimentação pode possibilitar o surgimento de problemas como obesidade e hipertensão.

 

Por isso, é importante considerar muito o que se coloca no prato.

 

Veja também

 

Mais da metade da população brasileira é obesa ou tem sobrepeso. VEJA ESTUDO

 

Diga adeus à celulite para sempre com estes 5 exercícios

 

— Através da alimentação podemos cuidar da nossa saúde, garantir todas as nossas necessidades e, no caso de uma doença surgir, através da alimentação podemos fazer o controle, evitar o agravamento, tratar sintomas e até conseguir a cura. Um bom exemplo disso é a anemia, distúrbio muito comum e que pode ser facilmente resolvido através de uma alimentação rica em ferro, ácido fólico e vitamina B12, nem sempre sendo necessária a utilização de medicamentos — explica Luciana Novaes, nutricionista mestre em Saúde Pública pela Fiocruz e especialista em nutrição materno-infantil.

 



Alimentar-se bem ou mal é uma questão de hábito. Muitas pessoas que sabem que precisam melhorar a qualidade do que colocam no prato não conseguem mudar sua maneira de comer por não ter organização para novas escolhas.

 

— Para ter uma alimentação melhor, é preciso começar a substituição de alimentos nas suas compras, dando prioridade às frutas e legumes e tirando os industrializados. Montar um cardápio antes das compras ajuda a se organizar melhor — indica Erica Schattka, nutricionista da rede SuperPrix.

 

Além disso, é necessário que nutrientes e calorias sejam regularmente repostos no corpo, para que ele funcione de maneira adequada.

 

— É importante se alimentar a cada três horas, beber pelo menos dois litros de água por dia, não beber líquidos durante as refeições — orienta Verônica Pessoa, nutricionista do CON (Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão).

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

 

Fotos: Reprodução

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.