23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
10/02/2020

Confira o que são probióticos e como eles beneficiam nossa saúde

Foto: Reprodução

O que são probióticos e como eles beneficiam nossa saúde?

Probióticos são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e são essenciais em nossa dieta, dizemos o porquê.

 

Certamente você já ouviu falar em como é importante manter a flora intestinal saudável, pois ela tem um impacto geral em nossa saúde.

 

Probióticos são microrganismos vivos que são administrados em quantidades adequadas, beneficiando a saúde da pessoa que os toma, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação). Em suma, são bactérias vivas e leveduras que residem em nosso corpo e ajudam a manter uma microbiota saudável.

 

Veja também 

 

Os alimentos orgânicos são realmente mais saudáveis?

 

Sim, ele ajuda a emagrecer! Conheça os benefícios e propriedades do gengibre

 

Benefícios dos probióticos

 

 

A flora intestinal é composta por micróbios e bactérias que vivem em nosso intestino, o que conhecemos como microbióticos, que cumpre uma série de tarefas muito diversas.

 

1. Ajuda no desenvolvimento do sistema gastrointestinal

 

2. Eles obtêm a energia dos nutrientes, pois são capazes de fermentar os carboidratos indigestíveis, promovem a absorção de monossacarídeos e o subsequente armazenamento de energia.

 

3. Manutenção do PH da pele e cólon

 

4. Aumentar a velocidade do trânsito intestinal

 

5. Protege o desenvolvimento de diabetes tipo I

 

6. Melhora a absorção de água e minerais no cólon

 

7. Eles evitam cáries

 

8. Eles impedem reações alérgicas

 

9. Reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos
 

 

Da mesma forma, os probióticos também atuam como fatores que melhoram a função do sistema imunológico, estimulando a secreção de IgA e células T reguladoras, sintetizando enzimas que destroem bactérias. Além disso, os probióticos também nos ajudam a:

 

1. Reduzir os efeitos negativos dos antibióticos

 

2. Eles impedem o eczema em jovens

 

3. Facilitam a capacidade de digerir alimentos

 

4. Eles são bons para melhorar infecções virais respiratórias

 

5. Aumentam a capacidade de absorver cálcio
Entre outros benefícios proporcionados pelos probióticos, podemos dizer que eles favorecem a perda de peso. Isso ocorre porque especialistas descobriram que pessoas obesas têm uma flora intestinal menos variada e os processos metabólicos são anormais. Estes inibem a absorção de gordura, aumentando o expelido pelas fezes e saciam mais.

 

Alimentos que contêm probióticos

 

 

Os suplementos são a maneira mais confortável e prática de consumir probióticos, mas existem alguns alimentos que também os contêm e é recomendável sempre tê-los em nossa dieta:

 

1. Kefir

 

2. Iogurte natural

 

3. Pepinos

 

4. Tempeh

 

5. Miso

 

6. Chukrut

 

Não podemos generalizar alimentos probióticos, pois, dentro do mesmo gênero, as espécies e linhagens podem ter diferentes capacidades probióticas e diferentes funções. Estudos sugerem que os benefícios de alimentos que contêm probióticos interferem na melhora da saúde intestinal e da função imunológica.

 

Eles também são conhecidos por serem benéficos no combate à diarréia em crianças e adultos e outros distúrbios, como doenças inflamatórias intestinais.

 

Da mesma forma, também existem estudos que mostram que os leites fermentados melhoram a intolerância à lactose e pode-se até ter falado sobre a prevenção do câncer de cólon, uma vez que a flora intestinal intervém nessa patologia. Em animais, foi comprovado que o consumo de probióticos pode reduzir o risco de câncer de cólon, mas não foi comprovado em seres humanos.

 

No caso dos iogurtes, nem todos tem probióticos. Aqueles que passaram por um processo de pasteurização não contêm esses microrganismos vivos porque são destruídos durante o processo industrial. Qual seria a dose perfeita para comer este alimento? Muitos especialistas dizem que cerca de 8 iogurtes por semana seriam suficientes, embora não exista uma quantidade mínima recomendada ou em quais alimentos devemos consumi-los, de maneira estipulada.

 

Como os probióticos diferem dos prebióticos?

 

 

Prebióticos são um tipo de carboidratos que estimulam o crescimento de probióticos. Os prebióticos são encontrados em muitos vegetais, como alho-poró, cebola, alho, alcachofra, tomate, banana … embora também possam ser consumidos como suplementos alimentares.

 

Sua função é estimular o sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento de bactérias da flora intestinal e prevenir o aparecimento de bactérias patogênicas. Eles também ajudam a absorver alguns minerais, como cálcio ou magnésio. Eles também nos ajudam a reduzir gases, promover o equilíbrio intestinal e combater a constipação e inflamações intestinais.

 

Afinal, os probióticos permitem estimular sucos digestivos e enzimas naturais para obter uma digestão adequada e, ao mesmo tempo, impedir que microorganismos patogênicos e bactérias malignas cresçam e se desenvolvam.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Fotos: Reprodução

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.