20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/09/2019

Congresso Pan-Amazônico abordará acesso universal à anestesia segura

Foto: Divulgação

Centro cirúrgico da Fundação Cecon

 O acesso universal à anestesia segura, com seus avanços e desafios, será um dos assuntos tratados durante a XI Jornada Amazonense de Anestesia e Dor (Joama).

 

O evento é uma das atividades científicas paralelas ao 5° Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, que acontece de 17 a 20 de setembro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Neri, 5.001, bairro Dom Pedro.

 

O Pan-Amazônico de Oncologia é uma iniciativa da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e reunirá diversos outros eventos científicos, como, por exemplo, o V Congresso de Enfermagem Oncológica, o II Congresso de Cuidados Paliativos do Amazonas, e o II Fórum Multidisciplinar de Câncer de Colo de Útero e Lesões Precursoras.

 

Veja também

 

Receita paga nesta segunda restituições do 4º lote do IR 2019

 

Caixa registra 12 milhões de transações após liberação do FGTS

 

A presidente da Associação de Anestesiologia do Estado do Amazonas (Assaeam), Chang Yen Yin, explicou que a Jornada de Anestesiologia será no último dia de Congresso – no dia 20, das 8h às 17h. Ela ressaltou que o encontro, que tem acontecido nos anos ímpares, em parceria com o Pan-Amazônico da FCecon, tem dado certo e obtido bons resultados.

 

Temas atuais

 

Segundo Yen Yin, a Joama colocará em pauta temas atuais da Anestesiologia e da Dor no âmbito dos desafios e avanços, uma vez que terá convidados de renome nacional e local. “Os painéis e as mesas estão com temas muito interessantes, dentre eles: ‘Dor aguda em paciente com dor crônica: avanços no manejo’, ‘Anestesia para cirurgia de parede torácica e abdominal: novos bloqueios regionais’ e ‘Anestesia no trauma: evidências e desafios em ambiente de pouco recurso’”, destacou.

 

 

A médica anestesiologista pontuou que a anestesia e a dor estão sempre presentes nas cirurgias oncológicas e não oncológicas, seja no tratamento da dor aguda ou crônica, acompanhando o paciente. Ela lembrou que diariamente são feitas cirurgias eletivas ou de urgência, por isso os avanços da Anestesia recaem para os desafios do dia a dia e merecem atenção porque envolvem a segurança do paciente.

 

Programação científica

 

De acordo com a chefe do serviço de Cuidados Paliativos da FCecon, Mirlane Guimarães de Melo Cardoso, toda a programação científica da jornada de Anestesiologia foi pensada e discutida com a direção científica. Assim, o que será tratado ao longo do evento são temas do cotidiano do médico anestesiologista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mirlane Cardoso apresentará no primeiro dia do evento, às 9h40, a palestra “Compreendendo o sistema endocanabinóide: um novo alvo terapêutico para dor”.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.