19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
20/05/2020

Conheça palavras da Língua Portuguesa que possuem dupla grafia

Foto: Divulgação

Hoje nós trouxemos algumas palavras em português que possuem dupla grafia e muito provavelmente você já ficou na dúvida sobre qual é a forma correta de escreve-las. Você pode conferir a lista agora mesmo.

Há quem afirme que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, principalmente por conta das inúmeras regras que ela possui. Mas ainda assim existem pessoas que amam estudar o português e se aprofundar nos conhecimentos que ela pode trazer, afinal de contas, é a principal língua do nosso país.

 

Existem algumas pessoas que se confundem quanto a forma de escrita de algumas palavras e isso é bem mais comum do que possamos imaginar.

 

Hoje nós trouxemos algumas palavras em português que possuem dupla grafia e muito provavelmente você já ficou na dúvida sobre qual é a forma correta de escreve-las. Você pode conferir a lista agora mesmo.

 

Veja também 

 

Conheça Harley, o cão terapeuta que alivia o estresse de médicos na Cidade do México

 

Menino que teve corpo quase todo queimado se recupera e pasma até os médicos

 

Conheça palavras em português que possuem dupla grafia

 

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa | Educa Mais Brasil


Abdome / Abdômen


É bem mais comum encontrarmos pessoas que escrevem “abdômen”, mas nem todos sabem que “abdome” também está correto. Ambas as formas de escrita se referem à parte do corpo humano que está localizada entre o tórax e a pelve.

 

Aluguel / Aluguer

 

Comprare casa all'estero, in quali località conviene

 

Certamente você já alugou algo em algo em algum momento da sua vida, como uma casa ou um carro, por exemplo. Geralmente escrevemos ou falamos algo do tipo “O aluguel da casa está caríssimo!”, mas utilizar a palavra “aluguer” no lugar de “aluguel” também está correto. O fato é que “aluguer” é mais usado no português de Portugal ou na linguagem jurídica.


Assobiar / Assoviar

 

As respostas para suas dúvidas sobre o MEI – Protense – Soluções ...

 

Você sabe assoviar? Não, eu não escrevi o verbo errado. Por mais que você seja acostumado escrever ou falar “assobiar”, “assoviar” também está correto. Para falar a verdade, a palavra “assobiar” é tida como a mais correta e socialmente aceita, sendo assim a mais utilizada.

 

Catorze / Quatorze

 

admin – Prof. Walter Chede Domingos

 

Talvez essa seja a palavra da língua portuguesa com dupla grafia em que as pessoas mais ficam com dúvidas sobre como escrever ou falar. Embora estejamos bem familiarizados com o numeral 14, não estamos muito familiarizados com a grafia dele. Tanto “catorze” quanto “quatorze” existem na língua portuguesa e estão corretas.


Arrebentar / Rebentar

 

CAMINHOPLANO!: 177 - OH, DÚVIDA CRUEL!

Estamos bastante acostumados a falar “arrebentar” quando queremos nos referir ao ato de estourar, explodir, partir ou destruir, mas o que nem todos sabem é que “rebentar” também é uma forma correta para o verbo.

 

Bêbado / Bêbedo

 

conheca-palavras-em-portugues-que-possuem-dupla-grafia-tricurioso ...

 

Quando queremos nos referir a uma pessoa que se encontra embriagada ou alcoolizada, utilizamos o adjetivo “bêbado”, mas embora você ache estranho, a grafia “bêbedo” também está correta na língua portuguesa.


Maquiagem / Maquilagem

 


Esse é mais um dos casos de dupla grafia em que nem todos sabiam que existia. É bastante comum falarmos algo do tipo “Ela irá fazer a maquiagem hoje em uma amiga.”, mas se trocarmos “maquiagem” por “maquilagem”, a frase continua correta.

 

Relampear / Relampejar

 

Fotos: Reprodução


Provavelmente esse seja um dos casos de dupla grafia onde as pessoas não possuem tanta dúvida. Tanto a palavra “relampear” quanto “relampejar” estão corretas e podem ser usadas sempre que quisermos referir o ato de ocorrer relâmpagos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Esses foram apenas alguns exemplos de palavras que possuem dupla grafia, mas existem muitas outras espalhadas pela língua portuguesa. Continue nos acompanhando, pois muito em breve voltaremos a falar de assuntos parecidos com este.

 

Tricurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.