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Conheça o barco voador brasileiro que pretende revolucionar o transporte na Amazônia
Foto: Reprodução

No lançamento da terceira fase do programa Nova Indústria Brasil (NIB), a empresa pública Finep anunciou aporte de R$ 10 milhões no projeto

No lançamento oficial da terceira fase do programa Nova Indústria Brasil (NIB), realizado nesta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciou a assinatura de onze contratos de financiamento com empresas brasileiras, totalizando R$ 320 milhões, sendo R$ 220 milhões fornecidos diretamente pela empresa pública e R$ 100 milhões em contrapartidas das companhias.

 

Os recursos, provenientes do Programa Mais Inovação, têm como objetivo, segundo a Finep, apoiar soluções que ajudem a construir um futuro mais sustentável para as cidades brasileiras. E entre os projetos contemplados, destaca-se o “barco voador”, que receberá um aporte de aproximadamente R$ 10 milhões.

 

Desenvolvido pela startup AeroRiver, do Amazonas, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o veículo Volitan é um barco que utiliza o efeito solo para “voar” sobre a lâmina dos rios. Essa tecnologia permite que os veículos superem limitações dos barcos tradicionais, operando com mais eficiência em termos de velocidade e autonomia, inclusive em períodos de seca.

 

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O "barco voador" consegue alcançar uma velocidade de até 150 km/h, reduzindo o tempo de viagem na região em relação a embarcações convencionais. Com capacidade para transportar até 10 passageiros ou uma tonelada de carga, o veículo pode operar a uma altura de 5 a 10 metros sobre a água e percorrer distâncias de até 450 km sem reabastecimento, representando economia de diesel, combustível utilizado por esse tipo de veículo.

 

Barco voador na Amazônia? Essa ideia não está tão distante da realidade |  Mobilidade Estadão |

Foto: Reprodução

 

O protótipo em escala do Volitan já está em fase de testes, e a expectativa é que o modelo em tamanho real esteja pronto para ensaios e certificação até o final de 2024, com a previsão de comercialização para 2025. Segundo a AeroRiver, a ideia é fazer de embarcação o primeiro veículo de efeito solo adaptado ao território amazônico.

 

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"Este projeto se alinha estrategicamente com as metas do edital de promover tecnologias sustentáveis na aviação, reduzindo dependências tecnológicas e fomentando a reindustrialização nacional", aponta a Finep. 

 

Fonte: Uol

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