18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
10/01/2021

Conselho de Ética do Cidadania pede expulsão de deputado que apalpou colega

Foto: Reprodução

Cury está afastado do partido desde dezembro.

 O conselho de ética do Cidadania pediu hoje a expulsão do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), flagrado apalpando a deputada Isa Penna (PSOL), dentro da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em dezembro. A cena foi registrada por câmeras que filmavam a sessão.

 

Cury está afastado do partido desde dezembro. O parecer do conselho de ética passará por análise da Diretoria Nacional do Cidadania, a quem compete a decisão de expulsar ou não o parlamentar.

 

A deputada Isa Penna classificou o ato como assédio e pediu a cassação do mandato do parlamentar. Após a divulgação das imagens, o deputado estadual Fernando Cury subiu à tribuna da Alesp e se disse "triste e constrangido" com a repercussão do episódio, apesar de negar que tenha cometido qualquer tentativa de assédio.

 

Veja também


Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca, vai voltar ao Senado


Sem máscara, Bolsonaro faz passeio de moto em Brasília e cumprimenta apoiadores. VEJA FOTOS

 

A relatoria do procedimento interno, Mariete de Paiva Souza, entendeu que a "importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o Código de Ética do Cidadania" em seu artigo 3º, inciso I. O colegiado também entendeu que, mesmo Isa Penna não sendo filiada ao Cidadania, soma-se ao artigo 3º o que estabelece o artigo 2º, inciso II, do Código de Ética.

 

"As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna. O fato é grave e insolente, não nos permite outra interpretação que não a de estarmos diante de um acontecimento desrespeitoso e afrontoso, que deve ser combatido", destacou a relatora.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Mariete afirmou que o caso não pode ser relativizado e lamentou a falta de empatia do deputado quando tentou convencer a todos em plenário de que "aquele era o seu comportamento" e que, se a deputada se "sentiu ofendida", oferecia as suas desculpas.

 

Fonte: UOL

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.