19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/12/2019

Cursos do Cetam ajudaram a manter alunos em escola

Foto: Divulgação

Oferta de qualificação profissional pelo Cetam, voltada a turmas do Ensino Médio

Uma parceria que, em pouco tempo, começa a apresentar resultados positivos. Assim pode ser visto o trabalho entre a Secretaria de Estado da Educação e Desporto e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) dentro da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, localizada no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. 

 

A oferta de qualificação profissional pelo Cetam, voltada a turmas do Ensino Médio daquela unidade, contribuiu para que os alunos permanecessem na escola. A afirmação é do diretor da Melo e Póvoas, professor Deivide Alexandre Souza Ferreira, que no início do ano ficou preocupado diante da ameaça de transferência em massa. 

 

“Durante o período de matrícula, ouvimos vários pais dizer que tirariam seus filhos da escola porque queriam que fizessem cursos que os preparassem para o mercado de trabalho. Mas, como a unidade é de tempo integral, os alunos não teriam horário livre para uma atividade extra”, lembra Deivide. “Reunimos a comunidade para saber quais cursos seriam interessantes e recorremos ao Cetam.”

 

Veja também

 

Defensoria divulga resultado preliminar de prova subjetiva de seleção para Residência Jurídica

 

Primeiro PcD a se formar em Medicina na UEA revela história de superação e conquista 

 

De agosto a novembro deste ano, o Cetam ministrou os cursos de Informática Básica e Avançada, Assistente Administrativo e Organizador de Eventos na escola Melo e Póvoas. Dos 90 inscritos, 77 concluíram o curso, um índice de mais de 85% de aproveitamento. “Foi um sucesso!”, avaliou o diretor.

 

Visualização da imagem

  

Na quinta-feira (12/12) à tarde aconteceu a solenidade de entrega de certificados, no auditório da Coordenadoria Distrital 04, departamento da Secretaria de Educação localizado no Santo Antônio. Andrew de Jesus Sales Souza, 15, foi um dos alunos que recebeu a certificação do curso Organizador de Eventos. 

 

Ele estava acompanhado da mãe, Maria Ormília Sales, 50, que não escondia a emoção. “O Andrew é meu filho mais velho e me preocupo muito com a sua formação, para que consiga um bom trabalho no futuro”, ressaltou Ormília, contando que também já fez curso pelo Cetam. “O que aprendi nas aulas de Logística me ajudou muito! Hoje trabalho vendendo confecções.”

 

Visualização da imagem

Fotos:Reprodução 

 

Solenidade de certificação – A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença da diretora-presidente do Cetam, professora Joésia Pacheco; da diretora acadêmica da unidade, professora Rita Mara Miranda Garcia; da coordenadora das escolas de tempo integral, Antônia dos Santos Godoy; do coordenador do Distrital 04, João Batista Ribeiro; além do diretor Deivide Ferreira. 

 

A professora Joésia Pacheco aproveitou para ressaltar sua satisfação em ver que o Cetam está ajudando a qualificar jovens. Ela adiantou que, em 2020, mais cursos poderão ser ofertados caso a comunidade estudantil tenha interesse. “Não queremos impor nada. Vocês é que vão dizer se querem mais cursos ou não”, avisou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

O diretor adiantou que no início do próximo ano fará nova pesquisa para saber quais cursos irá solicitar ao Cetam.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.