20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
02/12/2019

Depoimentos de PMs contrariam vídeos de moradores de Paraisópolis

Foto: Reprodução

Em depoimentos, quatro militares alegaram uso de

Policiais citam uso de força moderada em ação que terminou com nove mortes, mas imagens dos moradores mostram agressões a jovens rendidos. 

 

Policiais militares que participaram da ação na favela de Paraisópolis, que terminou com a morte de nove jovens, no domingo (1º), afirmaram, em depoimentos à Polícia Civil, que usaram de “força moderada” durante as ações.

 

No entanto, vídeos gravados por moradores do bairro mostram militares agredindo jovens rendidos.

 

Veja também

 

Avião desaparecido cai em região de mata na Serra da Cantareira (SP)

 

Governo e pesquisadores descartam problemas com vacina contra HPV

 

Ainda segundo os relatos, o homem que estava na garupa de uma moto perseguida pelos agentes teria efetuado disparos contra os policiais.

 

Embora as imagens indiquem o uso excessivo da força policial, a corporação não demonstrou que deve mudar as diretrizes de suas ações em festas como o Baile da 17.

 

Os depoimentos dos agentes Antonio Marcos Cruz da Silva, Vinícius José Nahool Lima, Thiago Roger de Lima Martins Oliveira e Renan Cesar Angelo - da Força Tática do 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar) -, obtidos pela reportagem, apresentam versões muito parecidas: os policiais relataram perseguiam dois criminosos que estavam em uma moto, e o ‘garupa’ atirou contra os agentes.

 

 

Os dois teriam entrado no meio do baile funk, o que, segundo os depoimentos, teria causado a confusão que terminou com a morte dos nove jovens. Os policiais também citam que, com a confusão, tiveram de usar de “força moderada”, com o munição química e o emprego de cassetete.

 

Posição da Polícia Militar


Até o momento a posição da Polícia Militar de São Paulo é que a corporação não mudará sua atuação em bailes funk, mas irá apurar os fatos ocorridos na madrugada de domingo em Paraisópolis.

 

O tenente-coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar, afirmou que a ação foi “técnica e correta”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A reportagem solicitou à corporação um posicionamento sobre os vídeos gravados pelos moradores e perguntou qual é o critério da Polícia para se definir o que é "força moderada". Até a publicação deste texto, não houve resposta.

 

R7

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.