28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
05/08/2020

Deputados fiscalizam escolas de Manaus para retorno às aulas presenciais na segunda (10/08)

Foto: Michell Mello/Secom

Parlamentares visitaram unidades de ensino nas zonas norte e leste da capital

Parlamentares visitaram, na tarde de ontem, terça-feira (04/08), duas unidades de ensino da rede pública estadual que retornam às atividades presenciais no próximo dia 10 de agosto, em Manaus. As visitas aconteceram nas escolas Frei Mário Monacelli e Roderick de Castelo Branco, nas zonas norte e leste, respectivamente, e serviram para que os deputados estaduais fiscalizassem as unidades para a volta às aulas.

 

As escolas foram escolhidas pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em razão das regiões concentrarem a maior quantidade de estudantes na capital. A unidade Frei Mário Monacelli está 100% adequada para o retorno às atividades presenciais, com seus ambientes devidamente sinalizados e pias e dispensers de álcool gel instalados. Enquanto isso, a Roderick de Castelo Branco segue em processo final de adequação para receber os estudantes do ensino médio a partir de segunda-feira (10/08).

 

As visitações foram guiadas pelo secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, e contaram com a presença dos deputados Therezinha Ruiz (PSDB) e Sinésio Campos (PT). Durante as visitas, os parlamentares puderam conhecer as ações da Secretaria de Educação e os detalhes do Plano de Retorno às Atividades Presenciais, apresentado, na semana passada, a toda comunidade escolar.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas inicia campanha de orientação para volta às aulas na rede estadual de educação

 

Pais criam movimento para pressionar contra volta às aulas

 

De acordo com o secretário, 85% das escolas que reabrirão no dia 10 já estão adaptadas e 15%, em andamento. A volta às aulas presenciais da rede pública estadual de ensino será de maneira gradativa e escalonada, inicialmente em 123 unidades da capital, totalizando 110 mil alunos.

 

 

Luis Fabian reforçou, ainda, o comprometimento do Governo do Amazonas com a segurança e o bem-estar dos estudantes e servidores. “Nós conseguimos um recurso junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e realizamos uma licitação pública nacional, nos moldes exigidos pelo Banco, para aquisição de EPIs dos mais variados gêneros, incluindo mais de um milhão de máscaras em tecido lavável e antimicrobiano, com três camadas de proteção; máscaras de proteção, as face shields, para merendeiras e o pessoal que faz atendimento ao público; tapete sanitizante; e instalação de pias na frente das escolas e nas áreas de lavatório, além de outros equipamentos, como dispensadores de álcool gel em todas as salas e corredores, luvas, aventais e toucas para o pessoal da cozinha”, acrescentou o secretário de Educação.

 

 

Segundo Therezinha Ruiz, a Comissão de Educação da Aleam tem obrigação de dar satisfação à sociedade no que diz respeito às condições de retorno às aulas presenciais em Manaus. “Temos conversado com vários pais e jovens que realmente estão preocupados em vir para a escola e ter condições de segurança, de não ter a contaminação. Nós verificamos, hoje, que todas as providências e todos os protocolos que a Seduc se comprometeu estão sendo executados”, afirmou a deputada.

 

 

Conforme ela, ainda, a Comissão de Educação seguirá visitando unidades de ensino em Manaus. “Como é necessário que a gente conheça todo o sistema de funcionamento, nós vamos dar continuidade às nossas visitas. Começamos, hoje, e convidamos todos os membros da Comissão de Educação e os colegas deputados que queiram acompanhar. Até o dia 10, queremos visitar mais escolas para dar uma resposta de que a criança, o jovem e o professor poderão vir para a escola com todo o cuidado”, completou.

 

Fotos: Michell Mello/Secom

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

Já o deputado Sinésio Campos destacou que as visitas às unidades Frei Mário Monacelli e Roderick de Castelo Branco foram decididas de maneira aleatória e que não houve pré-agendamento por parte da Comissão de Educação. “Não queremos e não defendemos o risco à vida dos alunos, pais e trabalhadores. Viemos aqui [Roderick de Castelo Branco], de forma aleatória, mas percebemos que as aulas estão acontecendo e, segunda-feira, voltamos para ver se a escola está cumprindo todos os requisitos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina”, finalizou Sinésio Campos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.