19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
11/07/2019

Dilma visita Lula e diz que vazamentos expõem Justiça brasileira ao mundo

Foto: Eduardo Matysiak/Estadão Conteúdo

Dilma Rousseff e Pilar del Rio visitam o ex-presidente Lula em Curitiba

Depois de uma visita na tarde de hoje ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência Nacional da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde abril de 2018, Dilma Rousseff comentou a publicação de conversas atribuídas ao então juiz Sergio Moro e a integrantes da Lava Jato na capital paranaense.

 

Para Dilma, as conversas "colocam um problema seríssimo para a Justiça brasileira" aos olhos da sociedade do Brasil e do mundo. O site The Intercept Brasil publica os conteúdos desde 9 de junho.


A ex-presidente, que estava acompanhada de Pilar del Rio, escritora e viúva do escritor José Saramago, afirmou que foi uma "visita comovente, porque é sempre muito difícil ver uma pessoa inocente presa".

 

Veja também

 

Maia recebe governadores nesta terça para negociar inclusão dos estados na PEC da Previdência

 

Ministério da Justiça contradiz Bolsonaro em caso de candidaturas laranjas do PSL

 

"É, sem dúvida nenhuma, de muita dor vê-lo assim, porque sempre uma cela - e eu sei porque já estive durante três anos numa - uma cela não é um lugar adequado para pessoas, principalmente inocentes, presos políticos."

 

Ela também criticou a "tentativa deliberada e clara do juiz e dos procuradores" para evitar que Lula se candidatasse à Presidência em 2018.


"Uma Justiça só merece o nome de Justiça se ela for imparcial. No momento que ela passa a ser parcial, ela passa a ser injusta" (Dilma Rousseff, ex-presidente).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Segundo Dilma, Lula - que está preso há pouco mais de um ano depois de ter sido condenado no caso do tríplex - é alvo de um "processo viciado". Entretanto, diz acreditar que "Justiça vai ser feita" e que o sistema de justiça brasileiro não pode ser desmoralizado nem corroído.

 

"Líder mundial"


Pilar del Rio afirmou que, durante a visita, viu "um líder mundial que conheci há muitos anos em reuniões internacionais em um quarto pequeno [...] exercendo a capacidade de liderança que tem e que teve no mundo".

 

A escritora espanhola não poupou elogios a Dilma e Lula, a quem chamou de "homem com ideias ideias muito claras", que faz análises sóbrias, sem autoengano. "São dois homens, mulher e homem, que estiveram em momentos cruciais e souberam enfrentar uma história triste para milhões de pessoas".

 

"Lá dentro eu vi um líder mundial, uma pessoa que sabe e tenta romper a história oficial, o único possível, da única sociedade possível" (Pilar del Rio, escritora espanhola).

 

Apesar de dizer que vê o Brasil hoje com "perplexidade", pondera que é emocionante saber que Lula segue lúcido, mesmo na prisão, exercendo sua capacidade de liderança.

 

Uol / Estadão Conteúdo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.