28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
11/09/2021

Dor no peito ou dores no peito? Veja o que pode ser e como agir

Foto: Reprodução

Muito provavelmente você já sentiu ou conhece alguém que tenha sentido dor no peito. Diversas pessoas acreditam que essa dor está ligada ao infarto, no entanto, outras doenças também provocam esse sintoma, como crises de ansiedade, excesso de gases (flatulência), fadiga muscular, problemas estomacais.

 

Por este motivo, é importante observar quando a dor surge e se ela está acompanhada por outros sintomas como febre, náuseas ou falta de ar. No caso de persistência do incômodo e o aumento da dor, é muito importante que seja procurado um atendimento hospitalar para o diagnóstico correto e o tratamento mais eficaz.

 

Veja algumas doenças que têm o desconforto no peito como sintoma:

 

Veja também

 

Por que adultos são escalados para fazer adolescentes em filmes e na TV?

 

Pare com estes hábitos e economize gás de cozinha

 

1. Dor no peito por ansiedade e estresse: muito comum entre pessoas expostas frequentemente a situações estressantes, sob pressão e portadoras de síndrome do pânico e ansiedade. Nesses casos há o
aumento da tensão muscular nas costelas e o aceleramento dos batimentos cardíacos, provocando a sensação de dor no peito.

 

Geralmente essa dor está acompanhada de respiração rápida, excesso de transpiração, batimentos cardíacos acelerados, náuseas e alterações no funcionamento do intestino.

 

Para amenizar o desconforto, recomenda-se respirar profundamente, buscar um lugar calmo, respirar profundamente, além de tomar chás, meditar e se distrair.

 

Dor no peito por ansiedade: você sabe identificar?

 

2. Dores no peito por excesso de gases: essa dor ocorre com mais frequência na região do tórax e em pessoas que sofrem de prisão de ventre. O acúmulo de gases no intestino pode empurrar alguns órgãos abdominais, acabando por provocar dor, que irradia para o peito.

 

Os sintomas em geral são compostos por pontadas agudas intermitentes (que aparecem e desaparecem repetidamente). No caso desse desconforto o melhor a se fazer é massagear a região do intestino para ajudar a empurrar os gases e/ou adotar uma posição que facilite a eliminação dos gases.

 

Dor no peito ou dores no peito? Veja o que pode ser e como agir • Ana Maria  Braga

 

3. Dor no peito por gastrite ou úlcera no estômago: provocada por úlceras (feridas) ou inflamação (gastrite) na parede do estômago pode ser confundido com dor no estômago devido a proximidade dos órgãos.
Manifesta-se mais no meio do peito, mas pode se irradiar para o lado direito, dependendo da localização da úlcera. Além disso, é mais comum após as refeições e pode ser acompanhada de sensação de estufamento, náuseas e vômitos. Se suspeitar de que sofre com isso, o mais indicado é procurar um gastroenterologista.

 

Gastrite e Úlcera: entenda os sinais, a diferença entre elas e saiba como  evitá-las - CCRMed Clínica de Cardiologia e Reabilitação

 

4. Dores no peito por problemas na vesícula biliar

 

Esse pequeno órgão fica do lado direito do estômago e pode se inflamar pela presença de pedras (cálculos biliares) ou pelo consumo excessivo de gordura, por exemplo. Quando isso acontece, surge uma dor do lado direito do peito que pode se irradiar para o coração, parecendo um infarto. Geralmente piora após as refeições, especialmente após a ingestão de alimentos mais gordurosos, como frituras ou embutidos. Além disso, pode ser acompanhada de náuseas e sensação de estômago cheio (estufamento). O indicado é consultar um gastroenterologista.

 

Dor no peito: descubra o que pode ser - CCRMed Clínica de Cardiologia e  Reabilitação

 

5. Dor no peito muscular

 

As dores musculares são bem comuns, sobretudo após a prática intensa de exercícios físicos. Mas também podem ser provocadas por tosse constante e elevação de objetos muito pesados e mesmo em situações de estresse ou medo, em que os músculos ficam contraídos, resultando em inflamação e dor.

 

Essa dor pode piorar ao respirar, ao rodar o tronco ou olhar para trás, por exemplo. Para sanar o incômodo, repouse e aplique compressas mornas sobre a região afetada.

 

Dor no peito: 9 principais causas (e quando é infarto) - Tua Saúde

 

6. Dor no peito por doenças do coração

 

As doenças do coração, como arritmia, insuficiência cardíaca, pericardite, inflamação do músculo cardíaco ou doença coronária, não costumam apresentar dores no peito, sendo mais comum o surgimento de outros sintomas, como cansaço excessivo, respiração acelerada, inchaço generalizado e/ou palpitações. No entanto, com atividades físicas mais intensas, esses tipos de problema podem causar dor. É importante consultar um cardiologista para fazer exames e identificar se existe alguma alteração que possa estar causando a dor, iniciando o tratamento adequado.

 

7. Dores no peito por refluxo gastroesofágico

 

Quem sofre de refluxo gastroesofágico e não segue dieta adequada tem maior chance de sentir dor no peito frequente, relacionada à inflamação no esôfago provocada pelos ácidos estomacais.

 

Além de intensa queimação, também é possível sentir dor no peito e no estômago, que surge após uma ligeira sensação de aperto na garganta. Se esse for seu caso, tome um chá que possa ajudar na digestão, como o de camomila ou gengibre. Se não tratado e acompanhado por um médico, o refluxo gastroesofágico pode se transformar em esofagite (inflamação no esôfago), que também pode causar dores no peito.

 

6 tipos de dor no peito que não devem ser ignorados

 

8. Dor no peito pode ser infarto?

 

Se você sempre acha que está tendo um infarto ao sentir dor no peito, pode ficar tranquilo(a), porque essa condição é rara, sendo mais comum em pessoas com pressão alta descontrolada, colesterol muito elevado, idade superior a 45 anos ou fumantes.

 

A dor se localiza mais do lado esquerdo do peito, em forma de aperto, que não melhora após 20 minutos, podendo se irradiar para um dos braços, ou mandíbula, causando sensação de formigamento. Se sentir algo assim, o recomendado é ir o quanto antes ao pronto-socorro para a realização de exames e o início imediato de tratamento.

 

9. Dor no peito por problemas nos pulmões

 

A dor no peito é mais comum em quem sofre de alterações nos pulmões, como bronquite, asma, pneumonia ou infecção. Como uma parte dos pulmões se localiza atrás do coração, a sensação pode ser de dor cardíaca. O incômodo pode surgir de qualquer lado do peito e se agravar com a respiração, especialmente ao inspirar fundo. Também pode ser acompanhada de sensação de falta de ar, de chiado ou de tosse frequente. Requer acompanhamento médico.

 

Dor no peito e queimação

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

10. Dores no peito por costocondrite

 

Essa condição consiste na inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno, que se localiza no meio do peito e é responsável por sustentar a clavícula e a costela. Pode provocar dor de intensidade variável, de acordo com os movimentos que envolvem o tronco, como respiração profunda, estresse físico e pressão no peito, podendo até mesmo ser confundida com infarto. 

 

Fonte: Diário ao vivo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.