20 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
08/06/2024

É possível sonhar com o futuro? A Ciência tem a resposta!

Foto: Reprodução

Cientistas mapearam ondas neurais de um grupo de ratos para determinar com o que sonhavam durante o sono. E eles "tentaram" prever o futuro

Cientistas da Rice University e da Universidade do Michigan descobriram que, enquanto você está dormindo, seu cérebro tenta prever acontecimentos futuros – além de reproduzir experiências recentes. A descoberta faz parte de um estudo sobre sono e aprendizagem publicado em maio na revista Nature.

 

A pesquisa foi motivada pela descoberta, há algumas décadas, de que neurônios de animais adormecidos são capazes de reproduzir explorações prévias de novos trajetos – aliada ao fato de que o cérebro consegue transformar experiências recentes em memórias estáveis ??durante o sono.

 

No experimento, a equipe treinou um grupo de ratos para correr em um percurso reto com recompensas em cada uma das extremidades. Os cientistas observaram que, durante o trajeto, os neurônios individuais no hipocampo dos roedores “aumentavam”, indicando que o cérebro “se importava” mais com determinadas áreas do percurso.

 

Veja também 

 

Pix Sportsbet io: como usar o método de pagamento na casa

 

LG anuncia investimento no PIM para impulsionar produção de telas de televisores

A equipe, então, criou uma abordagem estatística de aprendizagem automática para tentar determinar em qual parte do trajeto os animais estavam durante os sonhos. Com as informações, os pesquisadores conseguiram estimar que, durante o sono, os neurônios individuais dos ratos se estabilizam e ajustam suas representações espaciais, “ensaiando” experiências futuras.

 

Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Podemos ver essas mudanças ocorrendo durante o sono e, quando colocamos os animais de volta no ambiente pela segunda vez, é possível validar que essas alterações realmente refletem algo que foi aprendido enquanto os animais dormiam. É como se a segunda exposição ao espaço realmente acontecesse durante o sono do animal”, explicou Caleb Kemere, participante do estudo, em comunicado.Sonhar com o futuro ainda não é algo muito científico. Mas, tentar, sim!

 

Fonte: Olhar Digital

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.