25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
24/01/2021

Em 25 meses de governo, Bolsonaro já é alvo de 61 pedidos de impeachment. CONHEÇA TODOS OS PEDIDOS

Foto: Reprodução

Quarenta e oito denúncias foram protocoladas contra Jair Bolsonaro desde o início do governo; 43 só em 2020. Veja a lista

Os pedidos de abertura de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro explodiram a partir do início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. Até agora, são 61 ações apresentadas e à espera de despacho do presidente da Câmara.

 

Bolsonaro já é o presidente com mais pedidos de impeachment em um único mandato. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) acumulou 68 denúncias, mas em um mandato e meio. O atual mandatário tem quase a mesma quantidade, mas em apenas dois anos de governo.

 

Elas passaram a se acumular quando a crise sanitária começou a recrudescer e quando Bolsonaro não apenas incentivou como também participou de manifestações com bandeiras antidemocráticas em Brasília.

 

Veja também

 

Planalto faz investida contra pressão por impeachment

 

Bolsonaro diz nas redes sociais que 'Rede Globo persegue a mim e minha família'. VEJA

 

Em 25 meses de governo, Bolsonaro já é alvo de 61 pedidos de impeachment

  

 

 

 

Os pedidos argumentam que o presidente desrespeitou a Constituição e cometeu crimes de responsabilidade principalmente por ameaçar o livre exercício dos Poderes. As denúncias citam atos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, além das alusões feitas ao golpe de 1964.

 

Entidades exigem resposta ao pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro |  SINDSPREV/RJ

 

Mas a maioria vê crimes em condutas como incentivos a aglomerações, menosprezo às consequências da covid-19, omissão de dados sobre o novo coronavírus e desprezo às vacinas. Algumas denúncias apontam que ele comete crime contra a saúde pública e é diretamente responsável por mortes.

 

Novo pedido de impeachment contra Bolsonaro é apresentado à Câmara dos  Deputados - Jornal O Globo

 Fotos: Reproduções

 

A suposta interferência na PF apontadas pelo ex-ministro da Justiça também contribuíram para o salto nos pedidos. Também há denúncias sobre temas diversos, como o caso do vídeo pornográfico do 'golden shower' publicado pelo presidente nas redes sociais, a má gestão do Fundo Amazônia, a restrição do auxílio emergencial e a submissão ao governo dos Estados Unidos.

 

As denúncias partem de comitês de partidos, entidades de classe, escritórios de advocacia e até de penitenciárias. Dois presos escreveram pedidos de impeachment à mão e enviaram para a Câmara.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Também aparecem entre os signatários personalidades como Chico Buarque, representantes de organizações como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e até antigos aliados. O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-bolsonarista, já protocolou três denúncias.

 

Fonte: Estadão

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.