18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
26/10/2020

Embaixadora das Filipinas no Brasil é convocada a retornar ao país após Fantástico revelar agressões a empregada

Foto: Reprodução

Diplomata de carreira, Marichu Mauro trabalhava em Brasília desde 2018

 A embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro, foi convocada de volta ao país asiático após ter sido flagrada agredindo uma empregada doméstica na residência diplomática, em Brasília, no Distrito Federal, como revelou o 'Fantástico', da TV Globo. A informação foi compartilhada no Twitter na madrugada desta segunda-feira pelo secretário de Relações Exteriores do país, Teodoro Locsin Jr.

 

"A embaixadora das Filipinas no Brasil foi chamada de volta imediatamente para explicar os maus-tratos contra sua funcionária", disse Locsin.

 

Ainda não há confirmação se a embaixadora já saiu do Brasil, ou quando o fará. O secretário não deixou claro também se ela vai perder o cargo ou se será substituída temporariamente. Marichu é diplomata de carreira e foi nomeada embaixadora no Brasil em 2018. Desde 1995, já atuou em países como Bahrein, Bélgica, Israel e Itália.

 

Veja também

 

Papa Francisco nomeia primeiro cardeal negro americano

 

Propinas, nepotismo e espiões: a trama que faz tremer o Vaticano
 

Divulgadas no domingo (25), as imagens das agressões obtidas pelo 'Fantástico' e pela 'GloboNews' foram usadas como prova em denúncia contra a diplomata firmada no fim de agosto.

 

Marichu Mauro foi flagrada agredindo empregada doméstica na residência diplomática Foto: Reprodução/TV Globo

Fotos: Reproduções

 

Em nota, o Departamento de Relações Exteriores (DFA, na sigla em inglês) informou que a doméstica, de 51 anos, deixou a capital brasileira no dia 21 de outubro e está de volta às Filipinas.


"O DFA está entrando em contato com ela para garantir seu bem-estar e cooperação na investigação. O DFA garante ao público que conduzirá uma investigação rigorosa”, ressaltou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Ministério Público investiga


O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO) abriu investigação para apurar o caso. O órgão informou que "segundo a procuradora Carolina Mercante, pelos vídeos encaminhados, é possível detectar agressões físicas, que configuram trabalho degradante".

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.