24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
16/03/2020

Entenda por que comparar os filhos é prejudicial para toda a família

Foto: Reprodução

Comparar os filhos é prejudicial para toda a família

“Comparar os filhos é o mesmo que comparar os dedos da mão: saem todos do mesmo lugar, mas cada um de um jeito”, diz Luciana Brites, psicopedagoga do Instituto NeuroSaber. A comparação entre filhos é algo comum, que alguns pais fazem até mesmo sem perceber.

 

— Muitas vezes, os próprios pais não se dão conta, seja por aspectos da própria cultura em que estão inseridos, ou por terem tido esse tipo de experiência quando crianças e acabam repetindo, sem que haja consciência das consequências. Muitos pais acham que, ao comparar o filho a alguém que se destaca, estão encorajando a criança a melhorar seu comportamento ou desempenho — afirma Renata Bento, psicanalista especialista em família.

 

O grande problema da comparação é que ela pode trazer prejuízos para o desenvolvimento da autoestima, principalmente se o filho ainda for criança.

 

Veja também

 

É possível escolher o sexo do bebê com técnicas naturais? CONFIRA

 

Por que as banheiras geralmente são menores que a altura do usuário?

— A comparação dificulta o autoconhecimento, porque a criança passa a querer ser o outro, e então ela não consegue se ver como pessoa. Primeiro, ela precisaria se entender para observar as mudanças que precisa fazer em vez de querer reproduzir tudo o que o outro faz — destaca Luciana.

 

Comparar os filhos pode trazer desarmonia para a família e criar sérios problemas entre irmãos.

 

— Toda criança quer ser amada pelos pais e teme perder o amor destes. A comparação entre os irmãos estimula a rivalidade, fomenta e amplia a competição. Além disso, frustra a criança porque ela não consegue ser aquilo que pensa que os pais querem dela, mas também não consegue descobrir quem ela é — finaliza Renata. 

 

urtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp

 

Foto: Reprodução

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.