19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
07/11/2019

Estresse do Enem pode provocar diarreia e lapso de memória

Foto: Pablo Marques / R7

A pressão para passar no exame do Enem leva muitos candidatos ao estresse

Milhões de pessoas farão a segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo domingo (10). A iminência da prova deixa muitos candidatos estressados. Essa situação desencadeia sintomas físicos e mentais, que vão desde diarreia até lapso de memória, de acordo com o pediatra Eduardo Goldenstein, membro do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

 

“Os adolescentes são alvo de muita exigência. Quando eles vão fazer a prova, têm medo de falhar e decepcionar os pais. Esse medo gera uma descarga de adrenalina e cortisona no organismo”, explica.

 

Essa reação é o que Goldstein define como “estresse ruim”, capaz de desencadear inúmeros sintomas. “Pode ocorrer aumento ou diminuição da frequência cardíaca, tontura, dor de cabeça, diarreia, vontade de urinar e lapsos de memória”, descreve.

 

Veja também


Novo subtipo do vírus HIV é identificado por cientistas

 

Chefe de milícia do Rio, 'Popeye' é executado durante consulta ao dentista

 

 

O estresse, na verdade, é uma reação natural do organismo. Ele ocorre quando uma pessoa está exposta a uma situação de perigo – como um possível atropelamento - e tem o objetivo de proteger o corpo.

 

“Ocorre uma liberação de adrenalina e cortisona, hormônios que controlam o metabolismo e estimulam glândulas”, esclarece Goldstein. “Além disso, o sistema nervoso entra em ação e tudo isso mantém o organismo equilibrado”, completa.

 

O exagero dessa reação – quando ocorre uma secreção exagerada de hormônios - é o que afeta a saúde, pois gera o efeito contrário no organismo. “Trata-se de uma situação de desequilíbrio e grande sofrimento. O corpo sai do seu normal”, define.


A cortisona, por exemplo, diminui a capacidade de defesa do sistema imunológico e deixa as pessoas mais vulneráveis a doenças.

 

Segundo ele, podem ocorrer ainda desmaio e ânsia de vômito, mas cada pessoa reage de uma maneira. Os sintomas também afetam o estado psicológico, despertando medo e insegurança.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

De acordo com o especialista, é possível prevenir esse estado emocional. Ele ressalta que é necessário conversar com o jovem para deixar claro que ele pode falhar. "Converse com o adolescente e tire essa fantasia de que ele não pode falhar. É comum falhar e, se isso acontecer, pode-se corrigir. A vida dele é mais importante do que qualquer prova", afirma.

 

Ele explica que o estresse que antecede a prova é momentâneo. Quando o candidato percebe que sabe as questões, a sensação passa. "O estresse é sempre um caso agudo. Passada a causa, ele melhora", frisa. 

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.