19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/01/2021

Estresse pode diminuir resposta do corpo à vacina da Covid-19, diz estudo

Foto: Divulgação

Algumas condições de saúde mental podem enfraquecer a capacidade do organismo de desenvolver a resposta imunológica esperada

Um estudo feito na Universidade Estadual de Ohio, publicado no jornal acadêmico Perspectives on Psychological Science, sugere que a depressão, o estresse e a solidão podem afetar a resposta imunológica às vacinas contra a Covid-19.

 

A conclusão é baseada em estudos anteriores que mostram como algumas condições de saúde mental enfraquecem o sistema imunológico das pessoas, retardando a resposta do organismo às vacinas ou ainda diminuindo a eficácia delas.

 

“Além do custo físico da Covid-19, a pandemia tem um componente de saúde mental igualmente preocupante, causando ansiedade e depressão, entre muitos outros problemas relacionados.

 

Veja também 

 

Pele exige cuidados especiais para encarar o verão

 

Comer alimentos muito quentes pode provocar desde úlceras a alguns cânceres. VEJA

 

Estressores emocionais como esses podem afetar o sistema imunológico de uma pessoa, prejudicando sua capacidade de afastar infecções”, explicou a principal autora do estudo, Annelise Madiso.

 

Os pesquisadores da universidade norte-americana se concentraram na resposta de anticorpos. Eles lembram que as vacinas contra o novo coronavírus em circulação têm eficácia de 95%, mas nem todas as pessoas obterão imediatamente todos os benefícios.

 

A diretora do Instituto de Pesquisa em Medicina Comportamental e autora sênior do estudo, Janice Kiecolt-Glaser, lembra que intervenções psicológicas e comportamentais podem melhorar a resposta às vacinas, como já foi demonstrado também em outros estudos. Ela afirma que mesmo as intervenções de curto prazo podem ser eficazes. “O que me emociona é que alguns desses fatores são modificáveis”, disse à publicação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Janice propõe que pessoas enfrentando problemas assim pratiquem exercícios físicos vigorosos e tenham uma boa noite de sono nas 24 horas que antecederem a vacinação. Essas atitudes contribuem para o bom desempenho do sistema imunológico e podem ajudar a melhorar a eficácia das vacinas.

 

Fonte: Metrópoles 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.