20 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
12/06/2024

Estudo revela que a velocidade do som em Marte é variável

Foto: Reprodução

Pesquisadores observaram no estudo que a variação da velocidade do som em relação à temperatura é bastante semelhante à encontrada na Terra

A temática de que Marte pode, um dia, ser colonizado não é novidade. Diversas produções do cinema e da literatura já se encarregaram de explorá-la com eficácia; inclusive fazendo referência de que o planeta vermelho seria a nossa segunda casa.

 

O fato é que ele tem muito o que nos dizer. Prova disso é a conclusão de que a velocidade do som em Marte é variável, como aponta um levantamento recente.

 

As descobertas, publicadas no JGR: Planets, têm o potencial de fornecer aos cientistas uma compreensão mais profunda dos sons captados pelos rovers que exploram a superfície marciana.

 

Veja também 

 

A ciência prova: seu signo não interfere no seu bem-estar ou na sua felicidade

 

'Modo ladrão', Brasil será 1º país no mundo a ter recurso em celulares Android

Além disso, essas informações podem ser importantes para aumentar a segurança das futuras missões tripuladas ao planeta vermelho, permitindo que astronautas e engenheiros planejem suas atividades com um maior conhecimento das condições acústicas de Marte, reduzindo riscos e melhorando a comunicação e a navegação nas missões terrestres do planeta.

 

Os cientistas realizaram uma investigação detalhada sobre como o som se comporta em diferentes momentos e locais em Marte, revelando resultados que contrastaram com os observados na Terra.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Equipado com diversos microfones, o rover Perseverance da Nasa está captando mais do que apenas dados sobre a composição de solo marciano. Esses microfones também registram uma ampla gama de sons adicionais, incluindo os ruídos característicos produzidos pelos redemoinhos de poeira que percorrem a superfície do planeta. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.