25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
26/07/2021

EUA planejam novos bombardeios no Afeganistão para reprimir Talibã

Foto: Matthew freeman/marinha dos eua/divulgação via reuters

Retirada das tropas norte-americana permitiu que o grupo radical conseguisse dominar diversas áreas do território afegão

Os Estados Unidos continuarão seus ataques aéreos em apoio às forças afegãs se o Talibã continuar a ofensiva que realiza desde o início de maio, alertou neste domingo (25) o chefe das operações militares dos Estados Unidos no país.

 

"Os Estados Unidos intensificaram seus ataques aéreos em apoio às forças afegãs nos últimos dias e estamos prontos para continuar com esse alto nível de apoio nos próximos dias, se os talibãs continuarem seus ataques", disse o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central do Exército dos EUA (Centcom).

 

Os talibãs apreenderam grandes áreas rurais do Afeganistão durante uma ofensiva nos últimos três meses, coincidindo com o início da retirada final das forças internacionais, agora quase completa.

 

Veja também

 

Meteoro ilumina o céu na Noruega e causa um forte estrondo

 

Protestos na Tunísia visam partido islâmico em meio a crise política

 

As forças afegãs ofereceram pouca resistência e basicamente controlam apenas as capitais provinciais e as principais estradas .

 

"Gostaria de ser claro, o governo do Afeganistão será submetido a testes nos próximos dias, o Talibã está tentando tornar sua campanha irreversível. Eles estão errados", disse o general McKenzie.

 

Como chefe da Centcom, que supervisiona as atividades militares dos EUA em 20 países no Oriente Médio e na Ásia Central e do Sul, McKenzie liderou operações militares no Afeganistão desde 12 de julho, quando terminou o comando do general Austin Scott Miller.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

O recente avanço relâmpago dos talibãs gerou temores de que eles voltem a tomar o poder, quase 20 anos depois de serem derrubados por uma coalizão internacional - liderada pelos EUA - devido à recusa em entregar o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, após os ataques de 11 de setembro.

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.