16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
06/04/2021

Ex-morador de rua tira 920 na redação do Enem: 'Estudei pelo YouTube' . VEJA

Foto: Reprodução

Alexandre Camilo da Silva tirou nota 920 na redação do ENEM

Em um exemplo de superação, um ex-morador de rua largou o envolvimento com as drogas e conseguiu nota 920 na redação do Enem 2020. A reviravolta na vida de Alexandre Camilo da Silva, de 55 anos, iniciou há pouco mais de dois anos, quando ele decidiu se tratar do vício e se dedicar aos estudos, em Teresina (PI). A meta é conseguir cursar letras "para melhorar meu português".


Alexandre é natural do Rio de Janeiro e conheceu o mundo das drogas de forma recreativa. A periodicidade do consumo, no entanto, foi aumentando. "Foi se intensificando, principalmente depois de problemas de relacionamento. Me afastei do mercado de trabalho e da minha profissão", disse ele.


Os problemas levaram-no para outros estados até que tentou a vida em Fortaleza, no Ceará. "Vim para o Nordeste para trabalhar em outra área (turismo), mas o trabalho não estava dando certo e fui para Fortaleza. Terminei na rua. Foram nove meses até que decidi mudar de vida em 2019", contou.

 

Veja também

 

Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

 

Resultados do Enem 2020 sairão na noite de segunda-feira

 

Desde então, Alexandre se juntou a um projeto social de Teresina. Na cidade, ele se casou e chegou a lançar um livro de poesias, intitulado apenas "Poesias". O carioca já era formado em biologia, e tem até mestrado, mas almeja entrar no curso de letras.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


"Estudei basicamente pelo YouTube. Sempre me mantive estudando e escrevendo. Quando chegou a nota, me surpreendi, mas não muito porque me preparei bem", admitiu ele. Alexandre foi de morador de rua a voluntário em projetos sociais e agora é coordenador da Pastoral do Povo da Rua de Teresina, onde compartilha sua história de vida e ajuda as pessoas com seu exemplo de superação.

 

Fonte: UOL

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.