20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/01/2021

Exagerou no sol? Veja como cuidar da pele após queimadura e insolação

Foto: Reprodução

Dermatologista dá dicas simples e práticas. Veja lista de alimentos que são aliados na hidratação do corpo e rosto

Quem nunca abusou do sol e acabou ficando com aquela cor avermelhada, corpo ardido, queimadura ou insolação no corpo? Famosos e anônimos sempre acabam passando do limite em dia de sol e até daquele mormaço. Para evitar que o sol, o calor e o verão se tornem vilãos, conversamos com a dermatologista Regislaine Miquelin para pegar dicas de como prevenir e tratar o problema.

 

“O ideal para que as queimaduras não ocorram é uso de filtro solar com fator de proteção acima de 30, reaplicado a cada duas horas e evitar a exposição no horário entre as 10h e 16h. É importante não abusar da exposição prolongada, que pode ocasionar queimaduras e bolhas. Todo cuidado é pouco para combater o câncer de pele”.

 

É possível preparar o corpo para a estação mais quente do ano com a alimentação. Veja mais dicas da especialista.

 

Veja também 

 

Muito mais do que tempero: Ervas também servem como remédio

 

Pele exige cuidados especiais para encarar o verão

“As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele”.

 

Protetor solar e horário para pegar sol. Veja dicas de como cuidar da pele no verão — Foto: Reprodução

 

“No verão, estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras. O consumo de carboidratos precisa ser reduzido. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento”.

 

“Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, que são substâncias que se depositam na pele e têm importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha”.

 

Frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha ajudam na recuperação da pele — Foto: Unsplash

 

Mas se por algum motivo você exagerou no banho de sol e quer evitar que a pele descasque, o ideal é usar cremes hidratantes com ação calmante para evitar calafrios e incômodos de calor na pele:

 

“Em caso de dor, aposte também em compressas geladas de chás como camomila no local e analgésicos via oral, que devem ser prescritos por um especialista. Evite ambientes quentes e dê preferência ao uso de roupas macias, largas e mais frescas para a pele respirar”, lista a médica.

 

Cuidados com a pele no verão: veja como cuidar após exagerar na exposição ao sol — Foto: Unsplash

Fotos: Reprodução 

 

Mas se estiver longe de casa e sem contato com seu médico, siga algumas regras básicas:

 

“Evitar o uso de esponjas e esfoliantes, além de banhos quentes e demorados”.

 

“Lave a pele com sabonete líquido com hidratante usando apenas os dedos para não criar atrito nas áreas mais sensibilizadas”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“Após o banho, faça a hidratação do corpo e do rosto com produtos que não tenham álcool em sua formulação. Caso sinta a pele quente ao longo do dia, vá borrifando água termal bem geladinha em toda a pele”. 

 

Fonte: Gshow 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.