25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
15/04/2021

Fachin informa desejo de voltar à 1ª Turma do STF após aposentadoria de Marco Aurélio

Foto: Reprodução

Pedido de mudança ocorre na esteira de desgastes e de derrotas que Fachin vem sofrendo em votações da Segunda Turma envolvendo a operação Lava Jato.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quinta-feira (15) para ser transferido para integrar a Primeira Turma da Corte e assumir a vaga que será aberta com a saída do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposenta a partir de julho.

 

No ofício, obtido pela TV Globo, Fachin manifesta interesse na mudança desde que na?o haja vontade de outro integrante mais antigo do tribunal de ocupar a cadeira - esse critério de preferência é estabelecido pelo regimento interno do Supremo.

 

Caso a alteração seja confirmada, parte dos processos relacionados à operação Lava Jato, dos quais Fachin é relator e que hoje são julgados pela Segunda Turma do STF, passariam a ser julgados pela Primeira Turma.

 

Veja também 

 

Fux marca, e STF vai analisar nesta quarta ordem de Barroso para Senado criar CPI da Pandemia

 

Barroso reage a ataque de Bolsonaro: 'Desempenho meu papel com seriedade'

Segundo técnicos da Corte, os processos que tiverem recurso ainda continuam sob os cuidados da Segunda Turma.

 

Fachin disse que se coloca “a? disposic?a?o do Tribunal tanto pelo sentido de missa?o e dever, quanto pelo preito ao exemplo conspi?cuo do ministro Marco Aure?lio, eminente decano que honra sobremaneira este Tribunal”.

 

O ministro afirmou ainda que, “caso a crite?rio de vossa excele?ncia ou do colegiado na?o se verifiquem tais pressupostos, permanecerei com muita honra na posic?a?o em que atualmente me encontro”.

 

Desgaste


Quando chegou ao tribunal, Fachin integrou a Primeira Turma do STF. Com a morte do ex-ministro Teori Zavascki, Fachin passou para a Segunda Turma e acabou assumindo a relatoria da Lava Jato, que era de Zavascki.

 

O pedido de mudança ocorre na esteira de desgastes e de derrotas que Fachin vem sofrendo em votações da Segunda Turma envolvendo a operação Lava Jato.

 

Em março, por exemplo, o colegiado declarou que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial na condução do processo que levou à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro da chamado ação do triplex do Guarujá. Fachin foi voto vencido nesse julgamento.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Com a decisão, a Segunda Turma anulou todo o processo do triplex, que precisará ser retomado da estaca zero pelos investigadores. As provas já colhidas serão anuladas e não poderão ser usadas em um eventual novo julgamento. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.