29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manchete
14/01/2020

FALE MAIS SOBRE VOCÊ: O QUE DIZER (OU NÃO) DURANTE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

Foto: Reprodução

Especialistas indicam a importância de se preparar para pergunta antes de ir para a entrevista e fugir do impulso de falar sobre a vida pessoal

Janeiro é mês de oportunidades, novos desafios e também de se preparar para as possíveis entrevistas de emprego . Segundo a coach executiva Luciana Carreteiro a pergunta mais frequente em uma entrevista de emprego é “me fale de você”.

 

Como conseguir um emprego no mercado digital em 2020 “Essa frase é o fio condutor da entrevista. O recrutador pode deixar você acabar ou ir interrompendo e conduzindo a entrevista a partir da fala”, explica Luciana.

 

Segundo a especialista, fundadora da Kyma Coaching, o tempo ideal para a resposta é de apenas dois a três minutos.

 

Veja também

 

 

 Redes sociais viram aliadas na busca por novo emprego

 

Ter - e expor - pelos no corpo é normal! Campanha 'Janeiro peludo' está de volta

 

Pratique

 

 

É importante também ter em mente que não há espaço para improvisos na hora da entrevista. Por isso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), orienta os candidatos a investir em preparação e autoconhecimento .

 

Para a entidade, quem vai participar de uma entrevista deve se preparar com antecedência. Rappi anuncia demissões enquanto iFood tem mais de 500 vagas de emprego Segundo o site de recrutamento Michael Page a prática leva a perfeição”. “Vale praticar sua apresentação antes da entrevista para que você possa responder com confiança e pareça mais relaxado”, orienta.

 

A plataforma de recolocação profissional vagas.com.br também tem dicas sobre essa pergunta tão relevante como comum no processo seletivo. Segundo o site, o candidato deve selecionar duas ou três características pessoais e o mesmo número de exemplos profissionais para trabalhar nessa resposta.

 

Fotos: Reprodução

 

“Esses exemplos são muito importantes especialmente em uma entrevista por competências , em que o entrevistador busca situações reais que possam contar a sua história”, informa.

 

Luciana Carreteiro concorda e acrescenta que a prática pode ser adotada para outras perguntas que também são frequentes. “Prepare cinco cases de sua carreira que poderão encaixar nas perguntas mais frequentes: ‘me conte um caso onde você precisou convencer os outros’, ‘me conte uma situação de conflito e como você fez para sair dela’ ou ‘me conte seu maior orgulho profissional’”, exemplifica.

 

Se a dúvida é como começar a responder , uma realização profissional recente atrelada a uma característica pessoal pode ser uma boa solução. Para quem ainda não tem experiência profissional, relatar atividades e conquistas acadêmicas é uma boa alternativa. O que não responder nessa hora Um equívoco comum segundo os especialistas, mas que pode comprometer a entrevista, é cair em respostas de caráter muito pessoal .

 

A pergunta é sobre o candidato como profissional, fugir desse objetivo pode decepcionar o recrutador. Se alongar muito na resposta também pode distrair e mesmo fazer com que o entrevistador perca o interesse na resposta . Segundo o vagas.com.br, o auto-elogio também deve ser evitado, como se descrever como “inteligente” ou “humilde”.

 

“Se você disser que é inteligente pode parecer arrogante. Em vez disso, diga que você pode aprender rápido ou tem bom raciocínio lógico”, ensina. Sobre a humildade , o site recomenda deixar “o julgamento para o entrevistador”. Alguns temas são mais espinhosos e durante uma entrevista de emprego podem ser evitados na avaliação do IBC.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

O Instituto orienta que na hora de falar sobre si mesmo evitar falar sobre: política, problemas com a antiga empresa, vida pessoal, religião, outras entrevistas que estiver participando, salários e horário de trabalho.

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.