19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
18/11/2020

Filho do ex-deputado Wallace Souza vai a júri popular acusado de envolvimento no assassinato de ‘Luís Pulga’

Foto: Reprodução

Raphael Souza

Raphael Wallace Saraiva de Souza, filho do ex-deputado estadual Wallace Souza, vai a júri popular, acusado de envolvimento na morte de Luís João Macedo de Souza, conhecido como "Luís Pulga", em abril de 2008 na zona Leste de Manaus. Também são réus júri: Givanil Freitas Santos e Jair Martins da Silva. 

 

A decisão é do juiz de Direito George Hamilton Lins, titular da 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.

 

Os três réus já tinham sido pronunciados pelo crime no ano de 2015, mas a defesa recorreu da sentença no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e, no dia 18 de maio deste ano, os desembargadores que compõem a 1.ª Câmara Criminal anularam a sentença de pronúncia, com o processo retornando à 1.ª Vara do Tribunal do Júri. Com a nova sentença, assinada no último dia 13, o julgamento, em plenário, deverá ser pautado para o próximo ano.

 

ENTENDA O CASO

 

De acordo com o inquérito, Raphael Wallace Souza e seu pai, o então deputado estadual Francisco Wallace Cavalcante de Souza (falecido), teriam cogitado o assassinato da juíza federal Jaíza Fraxe, em razão de ter decretado a prisão do coronel da Polícia Miliar do Estado do Amazonas Felipe Arce e de outras pessoas na chamada "Operação Centurião", o que teria prejudicado os interesses da "quadrilha criminosa da qual faziam parte", conforme o inquério policial inserido nos autos.

 

Com isso, ainda segundo o inquérito, Raphael e Wallace teriam pedido ao pistoleiro "Luiz Pulga" que matasse a magistrada. Luiz recusou o serviço, o que motivou uma discussão dele com Raphael, segundo os autos. O filho do ex-deputado teria voltado a procurar "Luiz Pulga" repetindo a proposta, mas este recusou novamente, o ameaçando que, se insistisse no plano, iria delatá-lo ao Ministério Público Federal.

 

Inconformado com a recusa de "Luiz Pulga" e preocupado com a ameaça de ser denunciado ao MPF acerca do plano para matar a juíza, Raphael teria contratado Juarez dos Santos Medeiros para matá-lo. "Luiz Pulga", de acordo com o inquérito inserido nos autos, foi abordado por Jair Martins, que o conduziu a um açougue no bairro Coroado, onde acabou sendo assassinado.

 

Fonte: G1-AM

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.