28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
27/11/2020

Força da esperança em tempos difíceis para Manaus

Foto: Reprodução

Conheço teu povo, sua história, seu jeito de ser

*Por Lúcio Carril - Sei que há um desejo alvissareiro de ter uma cidade mais humanizada, bem cuidada, sem a ferida profunda da corrupção.

 

Têm momentos difíceis, eu sei. Já pensaste em me esquecer, que não sou capaz de me tornar realidade. Entendo teu sofrimento, tua agonia.

 

Sei o quanto é difícil pensar em mim, se em meu nome já te abandonaram, te enganaram, dilapidaram teu patrimônio, roubaram o dinheiro do teu povo.

 

Veja também

 

OPINIÃO: Carrefour: igualdade e liberdade para explorar

 

OPINIÃO: POR LÚCIO CARRIL - POR UMA POLÍTICA HUMANIZANTE

 

Passa governo, volta governo e a conversa é a mesma: tudo vai melhorar; a saúde e a educação terão plenitude de atendimento; o transporte será para um coletivo de gente e não para uma sofrida manada; o recurso público terá destino correto e honesto, e por aí governantes vão solapando teu desejo, até chegar às profundezas do desespero.

 

Não é de hoje que te maltratam, Manaus

 

 

 

Quando colonizadores famintos de riqueza aqui adentraram, ouvi gritos e vi lágrimas dos povos nativos. Eles sequer me conheciam, pois viviam do jeito que escolheram e de acordo com suas vontades.

 

Ouvi e vi o sofrimento de morte e escravidão desses povos. Nada pude fazer, pois me tornei irreal para quem deixou de existir.

 

Vi e ouvi também o clamor dos seringueiros e dos negros. Lá estive junto ao seu padecimento. Me fiz parte da sua resistência.

 

O tempo foi passando e fui acompanhando teu crescimento. Ao teu lado tenho visto falso pastores e profetas, políticos continuarem te enganando, teu suor sendo tirado por reles salários, tua vida sendo jogada fora pela violência e pelo abandono.

 

 

 

Como me dói tudo isso, Manaus. Como eu gostaria de ser uma outra realidade, sonhada e pedida nas tuas preces.

 

 Mas não desista. Faça dos teus sonhos um motivo de luta e de fuga dos teus algozes.


Pense que teu povo pode afugentar os políticos bandidos, os empresários exploradores, os cidadãos e cidadãs ruins, maledicentes.

 

 

Fotos: Reprodução

 

Fortalece teu sentimento de mudança e dele surgirão dias melhores, com meu cheiro e com os sonhos que me aquecem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

**Lúcio Carril é sociólogo, ex-secretário executivo da Secretaria de Política Fundiária do Estado do Amazonas, ex-delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e especialista em gestão e políticas públicas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.