23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
24/05/2019

Fumar apenas um cigarro por dia aumenta em até 57% risco de doenças cardíacas

Foto: Reprodução

Como as próprias embalagens de cigarros fazem questão de frisar

"Ah, mas eu só fumo um cigarro por dia, talvez nem isso". Bom, já é o suficiente para entrar no grupo de risco de doenças cardíacas e circulatórias, incluindo AVC. Como as próprias embalagens de cigarros fazem questão de frisar, "não existem níveis seguros para o consumo destas substâncias". Pena que muita gente não preste atenção nestes avisos.

 

Fumar apenas UM cigarro por dia aumenta em 48% o risco de doença cardíaca em homens. Nas mulheres, o efeito é ainda pior: as chances de infarto ou derrame crescem 57% depois de algumas tragadas. Os dados são de um estudo publicado por pesquisadores britânicos no jornal de medicina The BMJ.

 

Veja também 

Adolescentes com sobrepeso têm risco elevado de doença cardiovascular

 

Mais cigarros, mais riscos para a saúde


Caso o fumante consuma 20 cigarros por dia, a quantidade média de um maço, as chances de doenças cardíacas quase triplica. Para chegar a estes percentuais, os pesquisadores reuniram dados de estudos sobre doenças cardíacas e tabagismo desde 1946.

 

 

Foto: Reprodução

 

Ao cruzar os dados históricos, eles fizeram a comparação com os valores médios de um não-fumante e calcularam os riscos. “Fumar apenas um cigarro por dia aumenta o risco de doença cardíaca e derrame de maneira muito maior que o esperado", admitem os cientistas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Conselho dos pesquisadores


"Fumantes deveriam tentar parar totalmente em vez de diminuir a quantidade de cigarro para reduzir significativamente o risco destas doenças", concluem os pesquisadores. Por fim, talvez sem querer, eles parafrasearam o aviso das embalagens brasileiras: "Não existem níveis seguros de cigarro para doenças cardiovasculares".

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.