24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
03/09/2019

Furacão Dorian cai para categoria 3, mas ainda ameaça costa dos EUA

Foto: John Marc Nutt / Reuters

Tempestade tropical ainda provoca fortes ventos e chuvas intensas nas Bahamas.

O furacão Dorian perdeu força e caiu para categoria 3, mas ele continua a provocar fortes ventos e tempestades nas Bahamas nesta segunda-feira (3). Cinco pessoas morreram no arquipélago do Atlântico formado por mais de 700 ilhas, onde ele chegou com força no domingo (1º), ainda na categoria 5 - a mais alta da escala Saffir Simpson.

 

Dorian se desloca muito lentamente, porém de acordo com Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, o furacão mais intenso deste ano pode provocar danos na costa da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul independentemente da sua trajetória. Mais de um milhão de pessoas recebeu ordens para deixar suas casas na região.

 

É possível que o olho do furacão não atinja o continente, porém terá influência sobre a costa americana. Existe o risco de que ele provoque inundações na Flórida e fortes ventos na Carolina do Norte.

 

Veja também

 

Homem sai na porrada com um puma para salvar seu cachorro. VEJA A HISTÓRIA

 

EUA: vendas de mochilas à prova de balas disparam com tiroteios

 

No início desta manhã, segundo a CNN, já foram registrados ventos de 98 km/h no pier na praia de Juno, na Flórida.

 

Homem sobe escada perto do píer da praia de Juno, na Flórida, na segunda-feira (2), enquanto o furacão Dorian se aproxima da costa americana  â?? Foto: Carl Juste / Miami Herald via AP

Foto: Carl Juste / Miami Herald via AP

 

'Sem precedentes'


No domingo (1º), o furacão tocou o solo em Ábaco, provocando o corte na eletricidade e interrompendo o serviço de telecomunicações no arquipélago. De acordo com a CNN, o fornecimento de energia já foi restabelecido em Nova Providência, a ilha mais populosa da região.

 

A Federação Internacional da Cruz Vermelha afirmou que 13 mil imóveis ficaram destruídos ou muito danificados. As enchentes provocaram ainda a contaminação da água potável.

 

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, afirmou na segunda (2) que a devastação causada pelo Dorian é “sem precedentes”.

 

A Embaixada do Brasil em Nassau estima que 180 brasileiros vivem nas Bahamas. Até o momento, a representação diplomática não foi contatada por nenhum brasileiro pedindo informações ou ajuda por causa do furacão.

 

 â?? Foto: Juliane Souza /G1

Foto: Juliane Souza /G1

 

O Centro Nacional de Furacões informou que, ao tocar a terra nas Bahamas, o Dorian igualou o recorde de furacão mais potente do Atlântico, ocorrido na mesma época do ano em 1935. Ele foi batizado de "Dia do Trabalho" (que se comemora em setembro nos Estados Unidos).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Desde que se começaram os registros, nunca um furacão de categoria 5 havia atingido as Ilhas Ábaco. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.