19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
02/03/2021

Furacão espacial com 965 km de largura é flagrado acima da Terra pela 1ª vez

Foto: Reprodução

Cientistas conseguiram capturar imagens do fenômeno, visto antes apenas nas atmosferas de Júpiter, Marte, Saturno e do Sol

Um fenômeno visto anteriormente nas atmosferas de Júpiter, Marte, Saturno e até do Sol foi flagrado pela primeira vez próximo da Terra: um furacão espacial com uma massa de 965 quilômetros de largura e que gera uma inusitada "chuva de elétrons".

 

Segundo informações do site Sputnik, pesquisadores da Universidade de Shandong, na China, utilizaram dados de um satélite para confirmar a presença do furacão na região do Polo Norte. Até então, os cientistas duvidavam da possibilidade de um fenômeno espacial desta magnitude ocorrer na alta atmosfera terrestre.

 

Ainda de acordo com a publicação, o grupo revelou que ele não era constituído de ar como os furacões que costumam ocorrer na Terra , mas sim de plasma, o que gerava uma "chuva de elétrons" e teve duração aproximada de oito horas. Os resultados foram divulgados em um estudo na revista científica Nature Communications

 

Veja também 

 

Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra em março

 

4 mil universos virtuais podem solucionar mistério do Big Bang

"Até hoje, não era certo que furacões de plasma espacial existissem mesmo, então, provar isso com uma observação tão marcante é incrível", afirmou Mike Lockwood, cientista espacial da Universidade de Reading, no Reino Unido.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Os autores apontaram ainda que furacões espaciais têm muitas características semelhantes aos que ocorrem na atmosfera baixa, como um centro silencioso, braços espirais e circulação ampla. Além disso, disseram que os resultados sugerem que este tipo de fenômeno é bastante comum no espaço, visto que são criados da interação entre plasma e campos magnéticos, duas coisas que existem em abundância em todo o universo. 

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.