28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
24/02/2021

Gana é o 1º país a receber vacina do consórcio mundial Covax

Foto: Reprodução

Ao todo, mecanismo da OMS já adquiriu mais de 1 bilhão de doses do Instituto Serum da Índia para garantir a vacinação de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

A aliança Covax Facility, dirigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fez nesta quarta-feira (24) sua primeira entrega internacional de vacinas contra a Covid-19 para o governo de Gana.

 

O país africano foi o primeiro a receber, até o momento, parte da remessa enviada na terça-feira (23) pelo Instituto Serum da Índia – são cerca de 600 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.

 

Mais de 80 mil pessoas de Gana, país com uma população de cerca de 29,7 milhões de habitantes, já foram infectadas pelo coronavírus. Ao menos 580 morreram por complicações da Covid-19.

 

Veja também 

 

Presidente do Instituto Serum diz que tem pedido para priorizar Índia e pede que outros países 'tenham paciência' para receber vacina

 

Rússia registra sua terceira vacina contra o coronavírus

O Covax, uma coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19 – entre eles o Brasil, tem acordo com o Instituto Serum de 1,1 bilhão de doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Novavax.

 

“A única maneira de sair desta crise é garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos”, disse a representante do Unicef em Gana, Anne-Claire Dufay, em nota.


Ao todo, o Covax já realizou acordos com os fabricantes para a compra de 2 bilhões de doses em 2021, com a opção de aumentar o pedido para mais um bilhão de vacinas, de acordo com a agência France Presse.

 

'Tenham paciência'


O Instituto Serum, maior fabricante de imunizantes do mundo, já forneceu milhões de doses da vacina da AstraZeneca ao governo indiano milhões e a outros países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

 

O diretor da empresa, Adar Poonawalla, pediu no domingo que o mundo tenha "paciência" com o envio das vacinas, uma vez que a Índia terá prioridade na aquisição das doses.

 

"O Serum Institute of India foi convocado a dar prioridade às enormes necessidades da Índia e a encontrar um equilíbrio com as necessidades do resto do mundo. Fazemos o possível", postou Poonawalla nas redes sociais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em janeiro, o Brasil encontrou certa dificuldade para receber um lote de 2 milhões de vacinas do instituto indiano quando tentou mandar um avião para buscar o imunizante mas acabou tendo que aguardar alguns dias até que o país iniciasse sua própria campanha de vacinação. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.