28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
02/03/2021

Geólogos encontram fragmentos de gigante rocha espacial na Suécia

Foto: Reprodução

Geólogos do Museu Sueco de História Natural

Um pedaço de rocha espacial rico em ferro foi encontrado na cidade de Uppsala, Suécia. Segundo Andreas Forsberg e Anders Zetterqvist, geólogos do Museu Sueco de História Natural, ele é parte de um meteorito de 9 toneladas que passou pela região em 07 de novembro de 2020, o qual chamou a atenção devido seu visual similar a uma bola de fogo.

 

No local do impacto, próximo da vila Ådalen, os especialistas anteriormente já haviam identificado alguns pequenos fragmentos — com apenas 3 milímetros de comprimento — o que os motivou a conduzir novas investigações. A amostra pesa aproximadamente 13 quilos e estava parcialmente enterrada em musgo, a 70 metros da área onde os fragmentos foram localizados.


“É o primeiro exemplo comprovado de um meteorito de ferro recém caído em nosso país. É também a primeira vez que qualquer fragmento desse tipo, relacionado a uma bola de fogo, foi recuperado na Suécia em 66 anos”, disse em comunicado Dan Holtstam, curador do museu.

 

Veja também

 

Furacão espacial com 965 km de largura é flagrado acima da Terra pela 1ª vez

 

Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra em março

 

“Como agora sabemos que é um meteorito de ferro, é possível ajustar as simulações de sua queda. É muito provável que ele seja resultado da rocha espacial de 9 toneladas”, comentou Eric Stempels, astrônomo da Universidade de Uppsala.

 

Pequenos fragmentos da rocha espacial

Foto: Reprodução

 

Sua forma é marcada por depressões circulares, com um lado achatado e rachado. Isso provavelmente seria resultado da colisão e geralmente é observado no material, pois pode ocorrer o derretimento da rocha espacial durante sua entrada na atmosfera.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Os meteoritos de ferro são o segundo tipo mais comum de objetos que chegam na Terra, depois de meteoritos pedregosos. Por ter sua origem em núcleos de planetas e asteroides, sua importância encontra-se no fato de poder indicar pistas sobre a formação do Sistema Solar e início da vida no planeta.

 

Fonte: Tecmundo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.