19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/11/2019

Ginecologista explica a laqueadura e diz se é possível engravidar após a cirurgia

Foto: Reprodução

Ginecologista explica a laqueadura e diz se é possível engravidar após a cirurgia

Laqueadura é um procedimento médico de esterilização para mulheres que têm certeza de que não desejam uma gravidez futura. É uma cirurgia simples, mas existem também regras. E assim como todos os métodos contraceptivos, a laqueadura não tem eficácia de 100%. Existe uma taxa mínima de falha. 

 

De acordo com a ginecologista Ana Lúcia Beltrame, é raro engravidar após a cirurgia. Contudo, a gravidez é possível quando as trompas se recanalizam, ou seja, surge num novo canal na trompa que havia sido interrompida que permite a passagem do espermatozoide.

 

"A laqueadura é considerada um método bastante efetivo, definitivo, mas existe uma chance de falha de 5 em cada 1.000 mulheres, bem raro".
O procedimento de laqueadura é ofertado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) em qualquer unidade que ofereça serviço de ginecologia, obstetrícia e/ou maternidade.

 

Veja também

 

Inédito no mundo, Museu da Vagina será inaugurado em Londres

 

Você pensa mais em sexo, em dormir ou em comida? Pesquisa esclarece

 

Como se trata de um método irreversível, de acordo com a Lei 9.263/96, que trata do planejamento familiar, é indicada para mulheres maiores de 25 anos ou com pelo menos dois filhos vivos.

 

Vasectomia e laqueadura — Foto: Arte/G1

 

Foto: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A cirurgia só pode ser feita 60 dias após a mulher ter expressado o desejo e a paciente precisa passar por um acompanhamento. Não pode ser feita no parto ou logo após um aborto. Se for casada ou mantiver união estável, o cônjuge deve atestar consentimento.

 

G1 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.