20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
08/08/2020

Governo do Amazonas divulga resultado do Programa Ciência na Escola

Foto: Divulgação

Programa da Fapeam teve 600 projetos aprovados em sua edição 2020

Um total de 600 projetos submetidos por professores da capital e do interior do Amazonas foi aprovado na edição 2020 do Programa Ciência na Escola (PCE).

 

O anúncio do resultado final do Edital nº 001/2020 foi feito nesta sexta-feira (07/08), durante live transmitida no canal do YouTube da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

 

 

Pioneiro no país, o PCE é uma ação criada pela Fapeam desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

Veja também 

 

Escolas estaduais são abastecidas com 90 toneladas de merenda escolar para volta às aulas presenciais

 

Governo do Amazonas instala mais de 900 pias em escolas de Manaus

 

O programa é direcionado à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

 

 

Lançada no mês de fevereiro deste ano, a edição 2020 do PCE recebeu número recorde de propostas. Foram 912 projetos inscritos de 38 municípios do Amazonas, representando um aumento de 22% em relação à edição de 2019.

 

 

Durante o anúncio, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, enfatizou que o PCE é um programa com um grande diferencial para a educação básica do Amazonas.

 

 

“O PCE é muito especial para Fapeam, porque ele é direcionado para a educação básica. É um programa que conta com professores e estudantes que têm a oportunidade de se aproximarem da pesquisa científica e da pesquisa tecnológica, propiciando benefícios não só para o ensino, mas também para seus atores e para a comunidade, além de ser um meio que os leva a valorizar exatamente isso, a educação, a ciência, a tecnologia e inovação”, pontuou.

 

 

Para o secretário estadual de Educação e Desporto, Luis Fabian Barbosa, a educação inovadora é aquela que foca no desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.

 

 

“Dentre essas habilidades está a de solucionar problemas, informar nosso aluno sobre o método científico; isso nos ajuda muito no desenvolvimento dessa habilidade. A Fapeam, por meio do PCE, tem sido uma grande aliada para a implementação de uma nova educação na rede estadual de Educação”, enfatiza.

 

 

Segundo a secretária da Semed Manaus, Kátia Helena Schweickardt, para produzir bons cientistas é necessário, antes de tudo, alfabetizar as crianças, avançar no letramento deles, seja no letramento em ciências, seja em matemática, seja nas linguagens.

 

 

“Nós temos conseguido aos poucos fazer isso, melhorando a qualidade da educação básica na cidade de Manaus. Nos últimos anos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, tem avançado na produção científica, e tem sido fundamental nesse processo a parceria com a Fapeam.

 

Conseguimos em 2018 aprovar 86 projetos no Programa Ciência na Escola e, em 2019, demos um salto para 110 projetos. Ano a ano a gente vem conseguindo resultados”, destaca.

 

 

Investimento – O PCE 2020 conta com investimento de R$ 3.366.000,00 (três milhões, trezentos e sessenta e seis mil reais), oriundos do orçamento da Fapeam, para a participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica desenvolvidos no âmbito da educação básica.

 

 

Cada proposta aprovada poderá contemplar 1 (uma) bolsa Professor Ciência na Escola – PCE/I pelo período de 6 (seis) meses, e até 3 (três) bolsas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior – ICT/JR pelo período de 5 (cinco) meses.

 

 

Sobre o programa – Criado em 2004, o? PCE? é uma iniciativa da Fapeam, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Semed Manaus, com objetivo de apoiar a participação de professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais e municipais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

 

O resultado do PCE – Edital nº 01/2020 pode ser conferido pelo link: http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/RESULTADO-PCE1.pdf

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.