Estudo, feito pela Universidade do Texas e publicado no The American Journal of Medicine, levou cinco anos para ficar pronto
Um estudo publicado no The American Journal of Medicine mostra que uma dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir a pressão arterial, o risco cardiovascular e melhora a saúde renal devido aos seus efeitos de produção de base.
O nome da dieta é Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH). No entanto, essa dieta é subprescrita e, quando prescrita, é subimplementada, apesar dos dados epidemiológicos de suporte.
A dieta DASH e outras dietas geralmente ricas em frutas e vegetais estão associadas à pressão arterial mais baixa, menor risco e progressão de doença renal crônica, menores indicadores de risco de doença cardiovascular e menor mortalidade por doença cardiovascular. A doença cardíaca é a principal razão pela qual pacientes com doença renal crônica morrem.
Veja também
Saiba sintoma nos olhos que indica excesso de açúcar no sangue
Entenda por que o surto crescente de mpox preocupa o mundo novamente
O principal pesquisador do estudo, Donald E. Wesson, da Universidade do Texas em Austin, diz: "Como nefrologista (médico renal), meu laboratório ácido-base estuda as maneiras pelas quais o rim remove o ácido do sangue e o coloca na urina. Nossos estudos com animais mostraram que os mecanismos usados pelos rins para remover ácido do sangue podem causar lesão renal se os animais forem expostos cronicamente (por longo prazo) a uma dieta produtora de ácido”, diz.
Segundo o cientista, as pesquisas feitas em humanos também mostraram descobertas semelhantes, ou seja, uma dieta produtora de ácido (rica em produtos de origem animal) era prejudicial aos rins, e uma que produzia base (rica em frutas e vegetais) era saudável para os rins.
"Nós levantamos a hipótese de que uma maneira pela qual frutas e vegetais são saudáveis para os rins e para o coração é que eles reduzem a quantidade de ácido na dieta e, portanto, a quantidade de ácido que os rins têm que remover do corpo”, explica.
O ESTUDO
Em um ensaio clínico randomizado durante um período de cinco anos, os pesquisadores dividiram a coorte de 153 pacientes com hipertensão em três grupos:
Participantes do estudo adicionaram 2 a 4 xícaras de frutas e vegetais produtores de base, além de sua ingestão diária habitual de alimentos
Os participantes do estudo receberam comprimidos de NaHCO3 (bicarbonato de sódio redutor de ácido, que é o bicarbonato de sódio comum) em duas doses diárias de quatro a cinco comprimidos de 650 mg.
Participantes do estudo recebendo cuidados médicos padrão de clínicos de atenção primária
Os resultados do estudo mostram que tanto frutas e vegetais quanto NaHCO3 melhoraram a saúde renal, mas apenas frutas e vegetais, e não NaHCO3, reduziram a pressão arterial e melhoraram os índices de risco de doenças cardiovasculares.
"Isso reforça nossa recomendação de que frutas e vegetais devem ser um tratamento fundamental para pacientes com hipertensão, porque alcançamos todos os três objetivos (saúde renal, redução da pressão arterial e redução do risco de doenças cardiovasculares) com frutas e vegetais, e podemos fazer isso com doses menores de medicamentos”, afirma O co-pesquisador do estudo, Maninder Kahlon, da Universidade do Texas
A equipe de pesquisa enfatiza "fundamental" porque muitos médicos começam o tratamento da hipertensão com medicamentos e, em seguida, adicionam estratégias de dieta se a pressão arterial não estiver adequadamente controlada. As descobertas de seus estudos apoiam o oposto: o tratamento deve começar com frutas e vegetais e, em seguida, adicionar medicamentos conforme necessário.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Os pesquisadores também aconselham os pacientes com hipertensão a pedirem ao seu médico para medir a relação albumina/creatinina na urina (RACU) para determinar se eles têm doença renal subjacente e um risco aumentado de doença cardiovascular subsequente.
Fonte: Extra