Ferramentas de IA estão compartilhando conteúdos de conversas gravadas, incluindo assuntos pessoais ou simples fofocas de trabalho
A conversa faz parte do ambiente de trabalho. E em tempos de reuniões à distância é comum tirar um tempinho após a finalização do compromisso profissional para colocar o papo em dia. Mas há um problema: a inteligência artificial.
O caso relatado por Alex Bilzerian também poderia acontecer com milhões de funcionários de empresas que participam de reuniões online em todo o mundo. Segundo analistas, isso é uma ameaça à privacidade.
Para Naomi Brockwell, defensora e pesquisadora do tema, “a combinação de gravação constante e transcrição alimentada por IA corrói nossa privacidade no trabalho e nos abre para ações judiciais, retaliação e segredos vazados”. Segundo ela, as pessoas ainda não entenderam o quão invasiva esta tecnologia pode ser.
Veja também
Eclipse ''anel de fogo'' acontece nesta quarta-feira (2/10); saiba como assistir
Bateria Solar de Lítio: Vantagens e Eficiência
Estes recursos de IA podem até mesmo captar momentos que não foram feitos para serem ouvidos. Isaac Naor, um designer de software em Los Angeles, disse que recebeu uma transcrição do Otter após uma reunião do Zoom em que uma outra participante silenciou o microfone para falar dele.
Foto: Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Hatim Rahman, professor associado da Kellogg School of Management da Northwestern University que estuda os efeitos da IA no trabalho, acredita que o ônus recai sobre as empresas tanto quanto sobre os usuários. Ele defende que haja “conscientização das empresas de que pessoas de diferentes idades e habilidades tecnológicas usarão esses produtos”.
Fonte: Olhar Digital