29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
17/10/2019

Idam incentiva diversificação de frutas e produção de hortaliças em Santo Antônio do Içá

Foto: Divulgação

As ações são desenvolvidas em parceria com a prefeitura do município, coordenadores locais do Projeto Solimões Sustentável e Associação de Agricultores Familiares

 Cerca de 60 famílias rurais estão sendo beneficiadas em Santo Antônio do Içá com projetos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para produção de mudas na área de fruticultura e implantação de estruturas para o cultivo de hortaliças.

 

As ações são desenvolvidas em parceria com a prefeitura do município, coordenadores locais do Projeto Solimões Sustentável e Associação de Agricultores Familiares (Agrifam).

 

Nesta primeira etapa, as famílias foram capacitadas e produziram um total de 5,3 mil mudas de goiaba, graviola e açaí. O objetivo é ofertar mudas melhoradas e diversificadas para aumentar a produção e produtividade dessas culturas na região.

 

Veja também

 

Wilson Lima autoriza estudos para implantar segunda linha de transmissão de energia elétrica para Iranduba e Manacapuru

 

Curso gratuito vai capacitar mulheres para empreendedorismo em Tefé

 

Na produção de hortaliças, os agricultores familiares serão beneficiados com estruturas de casas de vegetação que visam garantir a produção de hortaliças o ano todo.

 

Visualização da imagem

 

De acordo com a gerente do Idam em Santo Antônio do Içá, Gilciane Plácido, a próxima etapa será a entrega das mudas para início dos plantios. “A previsão de entrega é para fevereiro de 2020. No momento, já estamos verificando a viabilidade para novas aquisições de sementes de cupuaçu e acerola. Queremos continuar utilizando a estrutura do viveiro de mudas, implantado na área externa da unidade local do Idam, para que possamos atender as demandas de agricultores familiares de forma individual”, disse Gilciane.

 

Visualização da imagem

 

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Produção Rural (Sepror/Idam - Manaquiri), Selmo da Costa, que esteve no município para realizar treinamento sobre fruticultura e horticultura, existe uma grande demanda desses alimentos na região. “Durante o período que estive no município, verifiquei a necessidade de se investir nessas culturas.

 

Visualização da imagem

 

Por isso, o foco foi capacitar os agricultores familiares e produtores rurais sobre como utilizar um material genético de qualidade na produção de mudas e também explicar a importância do manejo adequado das mudas no viveiro”, destacou o engenheiro agrônomo.

 

Visualização da imagem

Fotos: Reprodução

 

Parceria - Para que o desenvolvimento do projeto seja executado de forma segura, o Idam está à frente na mobilização do público e realização de metodologias e capacitações. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), contribuiu na construção do viveiro, compra de material para implantação de casas de vegetação e aquisição de sementes.

 

Pelo Projeto Solimões Sustentável, a contrapartida foi na aquisição de insumos e apoio técnico da equipe do projeto, assim como a unidade local do Idam. A Agrifam contribuiu com a confecção das sementeiras e participação nas atividades práticas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

“Esse trabalho em parceria é importante para que possamos atender um número maior de famílias. As ações irão contribuir com o melhoramento na produção de mudas saudáveis, incentivar o aumento de frutíferas de melhor genética e, consequentemente, aumentar a produção. Assim como, o incentivo à produção de hortaliças em sistemas de cultivo que visam garantir a oferta de alimentos nos períodos de inverno e verão”, ressaltou Gilciane.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.