23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/01/2021

Inep corrige informação e diz que ainda analisará nova data do Enem para cidades que não fizerem a prova

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) corrigiu uma informação passada nesta quarta (13) e disse que ainda será marcada uma data especial para as cidades que considerarem a realização do Enem perigosa no contexto da pandemia de Covid-19.

 

Correção: ao ser publicada, às 18h15, essa reportagem afirmava que o Enem 2020 seria reaplicado nos dias 23 e 24 de fevereiro aos candidatos dos casos previstos pela decisão da Justiça Federal em SP da última terça (12). A nota se baseou em informação transmitida pela assessoria de comunicação do Inep. Essa data ainda será definida e anunciada posteriormente. A informação foi corrigida às 21h20.

 

A juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP, negou o pedido de adiamento da prova, mas permitiu a remarcação nos municípios em que autoridades locais decidirem que a circulação dos candidatos nas datas do Enem pode trazer riscos para a cidade por causa da pandemia de Covid.

 

Veja também

 

Enem: cidades que desmarcarem prova ficarão de fora da edição de 2020, diz Inep

 

Prefeito de Parintins, no Amazonas, suspende aplicação de provas do Enem

 

O Inep procurou o G1 após a publicação da nota e afirmou que essa data para os casos considerados pela decisão judicial ainda será definida e comunicada posteriormente.

 

No restante do país, a prova impressa está mantida para 17 e 24 de janeiro, apesar da pressão de estudantes e entidades.

 

Na terça (12), a Justiça Federal de São Paulo determinou que, caso sejam necessárias "eventuais restrições mais severas de mobilidade social ou lockdown (...) que impeçam a realização" do exame em alguma região, a prova deverá ser reaplicada pelo Inep - mas apenas nestes casos específicos.

 

O Inep afirmou que, "para qualquer caso dos que são passíveis de reaplicação", o exame ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. São as mesmas datas em que candidatos privados de liberdade ou que tiverem sintomas de Covid-19 em janeiro poderão prestar o Enem.

 

Cronograma


Abaixo, veja as datas atualizadas:

 

17 e 24 de janeiro:


Enem impresso para todo o país


31 de janeiro e 7 de fevereiro:


Enem digital


23 e 24 de fevereiro:


Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL);


Enem em cidades cujas autoridades locais decidirem pelo adiamento da prova;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.


reaplicação para afetados por problemas pontuais, como enchentes, que impeçam o acesso ao local de prova.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.