29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
14/05/2020

Jornal Nacional esconde segredo com truque e figurantes: saiba o que está por trás do telejornal da Globo

Foto: Divulgação

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional, que esconde segredos

Com uma falha técnica, o Jornal Nacional revelou algo que muitos telespectadores não sabiam: sua escalada é gravada. Mas o principal telejornal da Globo esconde mais coisas do que você imagina, como truque e figurantes.

 

A escalada, onde são apresentadas as manchetes do dia, como revelou William Bonner ao vivo na edição de ontem (12), é gravada dez minutos antes do JN entrar no ar. Mas por qual motivo é gravada e por que tão perto de ir ao ar? A escalada é gravada para não haver erros e é feita em cima da hora para não ficar desatualizada, caso surja um fato novo.

 

Mas além da escalada, a abertura do Jornal Nacional também é gravada. Depois que William Bonner e Renata Vasconcellos anunciam os destaques do principal noticiário da Globo, começa a tocar a trilha de abertura do JN e uma câmera instalada numa grua passeia por parte da redação de jornalismo mostrando jornalistas trabalhando.

 

Veja também 

 

Canal de TV erótico fará lives no seu site com estrelas pornô. Confira!

 

Sexy Hot promove lives com casal de atores pornô durante a pandemia. VEJA FOTOS DAS ESTRELAS DO SHOW

 

JORNAL NACIONAL E OS FIGURANTES NA ABERTURA

 

Em 2017, logo após a estreia do novo estúdio, o JN contava com alguns figurantes na abertura – outros trabalhavam lá mesmo. Eram funcionários de outros setores usados para preencher espaço e não deixar a redação esvaziada. Até o diretor-executivo de jornalismo da Globo, Mariano Boni, já apareceu na abertura do principal telejornal do país.

 

Atualmente, a Globo parece ter desistido da ideia e a redação tem aparecido com poucas pessoas (veja na foto abaixo). Mas por que tem poucos funcionários na redação do Jornal Nacional? A resposta é simples: como a abertura é gravada minutos antes do noticiário entrar no ar, muitos profissionais já não estão mais em seus postos.

 

Abertura do Jornal Nacional em 2017 (superior) e em 2020 (Foto: Reprodução/Globo/Montagem) 

Foto: Reprodução

 

O JN, então, só está realmente ao vivo quando William Bonner e Renata Vasconcellos começam a apresentar as notícias do dia. Antes disso, o início é todo pré-gravado momentos antes do telejornal entrar no ar. Por isso acontecem erros como o da edição de desta terça-feira.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

TRUQUE PARA EVITAR RISCOS NA GLOBO

 

Outra parte gravada são as vinhetas de transição, aquelas que mostram imagens da redação nas idas do Jornal Nacional para o intervalo. A Globo grava as passagens com antecedência para não correr o risco de mostrar alguma cena indevida, como um profissional correndo para apurar uma informação ou até mesmo uma discussão.

 

TV o Foco

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.