19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
10/09/2021

Líder de comitês olímpicos é condenado por falsa tentativa de golpe no Kuwait; entenda

Foto: Getty Images

Ahmad al-Fahad al-Sabah, presidente afastado da ANOC

O xeque Ahmad al-Fahad al-Sabah, presidente afastado da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (Anoc) e conhecido por atuar como um dos maiores lobistas do mundo esportivo, foi considerado culpado por falsificar documentos ligados a rivais políticos em uma falsa tentativa de golpe no Kuwait.

 

Em julgamento realizado pela corte suíça nesta sexta-feira, em Genebra, ele foi condenado a quase 14 meses de prisão e mais 15 meses de suspensão. Além dele, seu ex-advogado inglês, um assessor e outras duas pessoas também foram punidas.

 

- Eu sei que eu não fiz nada. Eu vou aguardar pela apelação e pelos meus direitos. Eu nunca vou parar porque sou inocente.

 

Veja também

 

Irmão de Adriano cogita desistir da carreira após início apagado na quarta divisão paulista

 

Messi, Neymar, Paredes e Di María desfalcam o PSG no Francês

 

O painel de três juízes concluiu que Ahmad falsificou documentos em uma disputa legal na corte de Genebra, em 2014. Ele buscou autenticar imagens de vídeo que mostrariam dois políticos do Kuwait, incluindo um ex-primeiro-ministro, discutindo um possível golpe de estado. Os dois homens poderiam ter enfrentado a pena de morte por traição.

 

O xeque lidera o grupo global de 206 comitês olímpicos nacionais e ganhou a reputação de "criador de reis" das eleições olímpicas e esportivas internacionais. Ele foi publicamente afastado de suas funções de liderança olímpica e de membro do COI desde que foi indiciado, em novembro de 2018.

 

Desde 1991, Ahmad também lidera o Conselho Olímpico da Ásia, criado por seu pai. Ele ingressou no Comitê Olímpico Internacional um ano depois, tornando-se presidente da Anocem 2012. Ele também foi membro do comitê executivo da FIFA de 2015 a 2017. Além disso, foi um dos maiores apoiadores de Thomas Bach, atual presidente do COI, nas eleições de 2013.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ahmad foi interrogado no tribunal em 31 de agosto. Ele disse que confiava em seus advogados e assinou os documentos apresentados a ele. O xeque manteve a alegação de que os vídeos seriam verídicos. Em 2015, porém, chegou a pedir desculpas em um programa de TV no Kuwait.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.