20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
03/08/2021

Luis Miranda: Pazuello relatou ameaças de Lira e sacanagem no Ministério

Foto: Reprodução

Deputado expôs possível diálogo com ex-ministro da Saúde à Polícia Federal

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) relatou em depoimento à Polícia Federal, na semana passada, que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse a ele ter recebido pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para liberar recursos da pasta. O GLOBO obteve o vídeo da oitiva do parlamentar, ocasião em que ele conta também que Pazuello teria dito que havia "sacanagem" no ministério desde que ele assumiu.

 

O GLOBO procurou Lira e Pazuello, mas ainda não obteve respostas. Quando foi ouvido pela PF, o ex-ministro afirmou que se lembrava do teor da conversa com Miranda.

 

A conversa entre Miranda e o ex-ministro teria ocorrido no dia 21 de março, um dia depois de o próprio Miranda e seu irmão, Luis Ricardo Miranda, que é servidor do Ministério da Saúde, terem levado ao presidente Jair Bolsonaro denúncias sobre a compra da vacina indiana Covaxin, cujo contrato foi suspenso em virtude das suspeitas de irregularidades.

  

Veja também

 

CPI da Covid retira de pauta votação para quebra de sigilo da Jovem Pan

 

Bolsonaro diz que sua 'briga' é contra Barroso e que não aceitará 'intimidações'

 

 O depoimento de Miranda foi prestado num inquérito aberto para investigar se Bolsonaro prevaricou, ou seja, não tomou providências ao ser informado sobre as supostas ilegalidades na aquisição do imunizante.

 

"Eu disse: 'Pazuello, tá tendo sacanagem no teu ministério. Tem que agir, mermão'. Aí ele falou: 'Sacanagem tem desde que eu entrei'. Com aquele jeitão carioca dele. Inclusive, ontem, eu fui no presidente e entreguei um negócio pra ele. É um absurdo. Se estiver acontecendo de verdade, é um absurdo você precisa cuidar disso".

 

Miranda continua o depoimento contando o que Pazuello teria respondido:

 

"O Pazuello olha pra mim e diz assim: “Deputado, posso falar a verdade? Eu passei seis horas andando de helicóptero com ele (Bolsonaro) e consegui 10 minutos de atenção dele. Eu não consigo. Eu tenho coisas pra resolver com ele e, porra, no final do ano eu levei uma pressão tão grande que eu não sei exatamente como resolver. Uma pressão... um cara”.

 

Miranda relata então o que teria ouvido do ex-ministro da Saúde sobre Arthur Lira.

 

Barros diz que 'não há dados concretos' em acusações na CPI, e Planalto  deve manter deputado como líder

 

"(E eu perguntei) 'Que cara?' 'O Arthur Lira, porra'. O Arthur Lira colocou o dedo na minha cara e disse: ‘Eu vou te tirar dessa cadeira’, porque eu não quis liberar a grana pra listinha que ele me deu dos municípios que ele queria que recebesse. Ele bota o dedo na minha cara”.

 

Naquele final de semana, Bolsonaro foi pressionado por integrantes do Centrão a trocar o ministro da Saúde. O presidente bateu o martelo sobre a substituição no domingo, mesmo dia em que Miranda teria conversado com Pazuello.

 

Bolsonaro discute com Centrão substituição de Pazuello no Ministério da  Saúde - Jornal O Globo

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

  

"O presidente sabe disso?", teria questionado então Luis Miranda, de acordo com seu relato à PF, a Pazuello. “Lógico que o presidente sabe. Eu falei pro presidente. Eu olhei pro Pazuello: 'Você não tem noção do que tá falando, cara' Ele falou: 'Luis, Eu não duro. Nessa semana eu tô fora. Eles vão me tirar, cara. O cara falou que ia me tirar”.

 

Fonte: IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.